Onça-pintada mais velha do mundo em cativeiro morre aos 25 anos em Goiás

A onça-pintada Sansão, reconhecida como o felino mais velho do mundo sob cuidados humanos, morreu aos 25 anos nesta terça-feira (17), na ONG Nex No Extinction, localizada em Corumbá, no estado de Goiás.

O Instituto Nex No Extinction divulgou um comunicado sobre a partida do animal, que era um símbolo para a organização. “Por 25 anos, Sansão esteve conosco — mais do que um animal, ele foi história, símbolo e presença. A onça-pintada mais velha do mundo… e, para nós, a mais especial que já existiu”, diz trecho da nota.

Para a equipe da ONG, a força de Sansão transcendia o físico, representando a sabedoria, a coragem e uma conexão profunda, mesmo através das grades. “Seu olhar dizia tudo, mesmo quando já estava embaçado. Sua energia sempre nos fortaleceu. Seu esturro preenchia tudo”, descreveram os cuidadores.

A presença do felino ensinou “o valor da calma, do respeito à natureza, da grandeza de conviver com algo maior do que nós”.

A despedida foi marcada por profunda emoção.

“Agora, com o coração despedaçado, deixamos você ir. Mas sabemos: você não se foi de verdade. Você permanece em cada lembrança, em cada cantinho do NEX, em cada passo das trilhas que percorremos juntos e em cada batida do nosso peito. Você sempre será o NEX, Sansão. E sempre estará vivo aqui. Vc viverá para sempre em cada história contada. Descanse em paz, nosso gato guerreiro. Com amor e saudade eternas, Família NEX”, diz a nota divulgada pelo instituto.

O Instituto Nex No Extinction, que atua há 25 anos na defesa e proteção das onças no Brasil, aproveitou a ocasião para reafirmar a importância da colaboração na área da conservação. “O verdadeiro significado do sucesso é a colaboração. Alegar ser o melhor (…) demonstra a disputa de um espaço e de um reconhecimento que, muitas vezes, são motivadas pelo egoísmo e pelo medo”, destacou a ONG em sua mensagem, reforçando a ideia de que “conservação não se faz sozinho”.

*Sob supervisão de Carolina Figueiredo

DataFolha: 61% rejeitam candidatos que prometam livrar Bolsonaro

A poucos meses do início oficial da campanha presidencial de 2026, pesquisa do Instituto Datafolha divulgada neste domingo (3) mostra que o perdão ao...

Ary Mirelle mostra itens da mala maternidade do 2º filho com João Gomes

A influenciadora Ary Mirelle, 23, compartilhou neste domingo (3) um vídeo com os seguidores, no qual mostra os itens da mala maternidade de seu...

Bebê emociona mãe ao dar primeiros passos em corrida de engatinhada na WNBA

O jogo entre Las Vegas Aces e Minnesota Lynx, válido pela temporada regular da WNBA, a liga de basquete feminino dos Estados Unidos, protagonizou...