Operação da polícia do Rio intima usuários de celulares roubados

A Secretaria de Estado de Polícia Civil (Sepol) iniciou, nesta segunda-feira (23), uma nova etapa da “Operação Rastreio”, ação voltada à recuperação de celulares furtados ou roubados no estado do Rio de Janeiro.

De acordo com a Polícia Civil, usuários de aparelhos identificados nas investigações serão notificados por mensagem via WhatsApp, enviada por números institucionais das delegacias. A orientação é que os dispositivos sejam entregues voluntariamente em até 72 horas.

A entrega deverá ser feita diretamente a um policial, nas dependências da delegacia, onde será formalizado o auto de entrega. Os celulares passarão por perícia e, posteriormente, serão devolvidos aos proprietários.

Caso o aparelho não seja devolvido dentro do prazo, o usuário poderá responder pelo crime de receptação, conforme previsto na legislação. A recomendação é que, em caso de impedimento, a pessoa entre em contato com a delegacia por meio do número que enviou a mensagem.

“O crime de receptação pode parecer inofensivo, mas é o que move toda a cadeia criminosa. Os roubos e furtos só ocorrem porque há quem pague pelo celular. Esses aparelhos que estamos buscando recuperar podem ter custado vidas”, afirmou o secretário de Polícia Civil, delegado Felipe Curi.

O secretário também orientou os consumidores a se atentarem à procedência dos aparelhos antes da compra. “Nunca compre um aparelho sem saber a procedência. Procure estabelecimentos de confiança, desconfie de preços abaixo dos praticados no mercado e sempre exija a nota fiscal”, disse.

Desde o início da operação, em maio deste ano, mais de 800 celulares foram recuperados e mais de 50 pessoas foram presas em ações relacionadas.

PL da adultização pode ser votado nesta semana em regime de urgência

A proteção a crianças e adolescentes em ambientes digitais pode ser tema de votações no plenário da Câmara dos Deputados nesta semana. O presidente da...

Alerta de vendaval: semana de ventos fortes para sete estados brasileiros

O Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) divulgou, neste domingo (17), um alerta de vendaval que pode atingir cerca de sete estados do Brasil. Um...

Tarifaço de Trump pode gerar 30 mil processos na Justiça do Trabalho

O tarifaço de 50% sobre parte das exportações brasileiras pelo governo de Donald Trump, dos Estados Unidos, pode gerar um volume de 30 mil...