Países da Otan prometem ampliar gastos em defesa; Ucrânia é escanteada

Os países da Otan divulgaram nesta quarta-feira (25) um compromisso de investir 5% do PIB em defesa nos próximos dez anos.

Os 32 integrantes da Aliança Militar do Atlântico concordaram em atingir o novo marco até 2035. Hoje, os investimentos em defesa dos países da Otan giram em torno de 2%.

Os líderes dos países membros justificaram o movimento por conta da ameaça de longo prazo imposta pela Rússia à segurança europeia e atlântica. Além do perigo constante do terrorismo.

A União Europeia sofre com uma situação fiscal frágil e a ampliação do investimento em defesa pressionaria os gastos para a manutenção do estado de bem-estar social dos países do bloco.

Cenário que fez com que a Espanha negasse, na semana passada, qualquer possibilidade de ultrapassar os 2,1% do PIB em gastos militares.

O acordo, entretanto, exigiu que o grupo diminuísse as ambições conjuntas em busca de consensos.

A cúpula de 2025 não repetiu a promessa reiterada nos últimos anos de incluir a ucrânia sob guarda-chuva militar do grupo.

Em encontro bilateral, o líder ucraniano, Volodymyr Zelensky fez um apelo para que o presidente americano Donald Trump abra o caminho para a compra do sistema de defesa antiaérea Patriot.

Trump disse que ia pensar sobre o caso. E criticou o presidente russo, Vladimir Putin, pelo avanço da ofensiva contra o território ucraniano.

Trump deixou a cúpula da Otan com um ar vitorioso. Além do compromisso de ampliação dos gastos em defesa, o republicano ainda contou com a bajulação pública e privada do secretário-geral da entidade, Mark Rutte.

Ainda no caminho pra Haia, Trump publicou uma mensagem enviada por Rutte em que o dirigente afirma que ele alcançaria algo que “nenhum presidente americano conseguiu fazer nas últimas décadas”.

Na cúpula, comentando o acordo de cessar-fogo entre Irã e Israel, Rutte classificou Trump como um pai que ensina uma lição aos filhos.

“Às vezes o papai precisa usar uma linguagem forte”, afirmou Rutte.

A metáfora que agradou o americano.

“Ele fez isso de maneira muito carinhosa. Papai, você é meu papai”, disse Trump.

Gracyanne e Belo se reencontram em aniversário da mãe do cantor

A influenciadora fitness Gracyanne Barbosa, 41, e seu ex-marido, o cantor Belo, 51, se reuniram no domingo (27) para celebrar o aniversário da mãe...

Clube português anuncia contratação de joia do Botafogo

O Tondela anunciou a contratação do atacante Yarlen, formado nas categorias de base do Botafogo. O jogador de 19 anos chega ao modesto clube português...

Ciclone deixa mais de 43 mil imóveis sem energia em Santa Catarina

Mais de 43 mil imóveis estão sem energia elétrica em Santa Catarina, nesta segunda-feira (28). A falta de luz é devido aos fortes ventos...