PF prende hackers que invadiram sites de tribunais de Justiça

A Polícia Federal prendeu, na manhã desta terça-feira (10), dois hackers e cumpriu quatro mandados de busca e apreensão na operação Timeout, contra suspeitos de integrarem grupo criminoso responsável por ataques cibernéticos de negação de serviço (DDoS). Os alvos eram sites de instituições públicas e privadas brasileiras.

Os mandados foram cumpridos em São Paulo, no Paraná e Distrito Federal.

A investigação a atuação dos hackers, que operavam sob pseudônimos (nick names) e se apresentavam em fóruns clandestinos de compartilhamento de dados como autores de diversos ataques cibernéticos.

Entre os alvos afetados estariam sistemas ligados ao Poder Judiciário, universidades públicas, e empresas estatais, cuja instabilidade operacional causou prejuízos à prestação de serviços à sociedade.

Segundo investigadores à CNN, o principal hacker do grupo “atacou toda a República” e era o mais procurado pela divisão que apura crimes cibernéticos na PF.

Durante as investigações, foram identificados indícios do uso de infraestrutura internacional para “mascaramento” de protocolo de internet, o conhecido IP, uso de redes privadas virtuais (VPNs), além da publicação de conteúdos reivindicatórios em fóruns especializados na deep web.

Os presos poderão responder pelos crimes de ide dispositivo informático; interrupção ou perturbação de serviço telemático; associação criminosa; e divulgação de dados obtidos ilicitamente.

Professora da UnB é indiciada por injúria racial contra estudante negro

A Polícia Civil do Distrito Federal indiciou, na última terça-feira (10), uma professora da Universidade de Brasília (UnB) pelo crime de injúria racial praticado...

Projeto que obriga autorização municipal para mototáxi é aprovado na Alesp

A Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp) aprovou, na quarta-feira (11), um projeto de lei que estabelece a obrigatoriedade de regulamentação municipal...

Senado aprova projeto que aumenta pena para crimes cometidos em escolas

O Senado Federal aprovou na quarta-feira (11) um projeto de lei que estabelece penas maiores para crimes cometidos dentro de instituições de ensino. A...