PF prende hackers que invadiram sites de tribunais de Justiça

A Polícia Federal prendeu, na manhã desta terça-feira (10), dois hackers e cumpriu quatro mandados de busca e apreensão na operação Timeout, contra suspeitos de integrarem grupo criminoso responsável por ataques cibernéticos de negação de serviço (DDoS). Os alvos eram sites de instituições públicas e privadas brasileiras.

Os mandados foram cumpridos em São Paulo, no Paraná e Distrito Federal.

A investigação a atuação dos hackers, que operavam sob pseudônimos (nick names) e se apresentavam em fóruns clandestinos de compartilhamento de dados como autores de diversos ataques cibernéticos.

Entre os alvos afetados estariam sistemas ligados ao Poder Judiciário, universidades públicas, e empresas estatais, cuja instabilidade operacional causou prejuízos à prestação de serviços à sociedade.

Segundo investigadores à CNN, o principal hacker do grupo “atacou toda a República” e era o mais procurado pela divisão que apura crimes cibernéticos na PF.

Durante as investigações, foram identificados indícios do uso de infraestrutura internacional para “mascaramento” de protocolo de internet, o conhecido IP, uso de redes privadas virtuais (VPNs), além da publicação de conteúdos reivindicatórios em fóruns especializados na deep web.

Os presos poderão responder pelos crimes de ide dispositivo informático; interrupção ou perturbação de serviço telemático; associação criminosa; e divulgação de dados obtidos ilicitamente.

Não há elementos para sustentar preventiva de Bolsonaro, diz especialista

A advogada e doutora em Direito Penal Marina Coelho Araújo avaliou, durante sua participação no WW, que não há elementos suficientes para sustentar uma...

Brasileirão: Eduardo ganha efeito suspensivo e estará em Cruzeiro x Inter

O Cruzeiro conseguiu, na noite desta sexta-feira (22), um de efeito suspensivo no Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) para ter Eduardo disponível contra...

Irã e potências europeias concordam em retomar negociações nucleares

O ministro das Relações Exteriores do Irã, Abbas Araqchi, e os líderes da França, Reino Unido e Alemanha concordaram em retomar as negociações sobre...