Pix automático: o que é e como usar a nova funcionalidade

A partir desta segunda-feira (16/6) estará disponível para uso de todos os brasileiros a nova modalidade do Pix. A ferramenta promete facilitar pagamentos recorrentes, como contas de luz, água, assinaturas e mensalidades de maneira automática.  O portal LeoDias te explica como utilizar a nova função: 

A nova ferramenta criada pelo Banco Central é uma alternativa que substitui a necessidade de um cartão de crédito para o agendamento de cobranças automáticas e recorrentes na hora de pagar serviços periódicos, como por exemplo a mensalidade de uma academia. 

Veja as fotos

Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil
Pix em 2025; entenda as regrasFoto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil
ff192797
PIX
 Reprodução
Pix pode ser feito por aproximação Reprodução
Foto: Cris Fraga/Dragonfly Press
Transferências eram agendadas no Pix e, depois, canceladas pelo golpistaFoto: Cris Fraga/Dragonfly Press
Reprodução
Pix instabilidadeReprodução

As empresas irão disponibilizar o serviço, e aqueles que optarem por utilizá-lo poderão programar, por meio do aplicativo do banco, o valor, a data e o período em que o débito via Pix será realizado. Por exemplo, no caso da mensalidade de um curso, o pagador poderá selecionar a periodicidade, a data de vencimento e o valor a ser transferido.

O cliente ainda terá a opção de limitar o valor da transferência e escolher se, caso não haja saldo suficiente na conta no dia do pagamento, poderá ou não utilizar recursos como o cheque especial. Um dia antes da data de vencimento, ele também receberá um lembrete da despesa.

Para a segurança do consumidor, apenas empresas com CNPJ ativo há pelo menos seis meses poderão oferecer a modalidade. Ainda assim, os pagadores devem ficar atentos ao programar os débitos e sempre revisar as condições da cobrança, como valor, frequência e destinatário. Além de conferir se os dados estão corretos antes de confirmar o pagamento.



Fonte: Portal LEODIAS

Com ex-cúpula da PM, Supremo julga primeiras autoridades por atos golpistas

As primeiras autoridades acusadas de envolvimento nos atos golpistas de 8 de janeiro começarão a ser julgadas pelo STF (Supremo Tribunal Federal). Entre os...

Mega-Sena: quanto rendem R$ 100 milhões na poupança, Tesouro Direto ou CDB

A Mega-Sena realiza nesta terça-feira (5) o concurso 2.897, com prêmio estimado em R$ 100 milhões. A pedido da CNN, Michael Viriato, estrategista da Casa...

Vídeos de Nikolas e Flávio: entenda como Moraes baseou prisão de Bolsonaro

O ministro Alexandre de Moraes, do STF (Supremo Tribunal Federal), citou alguns pontos para embasar sua decisão de prisão domiciliar contra o ex-presidente Jair...