O calendário do ensino superior no Brasil está em plena atividade. Com datas já definidas, os principais vestibulares – como Enem, Fuvest e Unicamp – movimentam candidatos em todo o país. Enquanto isso, diversas instituições públicas e privadas também se preparam para aplicar as provas de seus processos seletivos de segundo semestre.
Para quem almeja cursar uma graduação, é importante traçar um planejamento de estudos, seguir uma agenda equilibrada e direcionar o foco aos objetivos.
Segundo Wagner Venceslau Dias, diretor pedagógico do Colégio Anglo Leonardo da Vinci, existem 5 orientações básicas que todo vestibulando deveria seguir. Confira:
- Montar um cronograma realista. “O estudante precisa organizar o tempo de estudo de acordo com sua rotina, priorizando disciplinas em que tem mais dificuldade, mas sem negligenciar as demais”, explica Wagner.
- Ter equilíbrio entre lazer e descanso. Além de estudar com foco, é essencial garantir pausas e momentos de relaxamento. “O excesso de carga pode gerar esgotamento e prejudicar o rendimento do aluno. É importante preservar o bem-estar”, observa o especialista.
- Investir em revisões e simulados. Refazer provas anteriores e realizar simulados ajuda a entender o estilo das questões, o nível de exigência e a administrar melhor o tempo de prova. “Isso também contribui para reduzir a ansiedade no dia do exame, já que o aluno se acostuma com o formato e com a pressão do tempo”, destaca Wagner.
- Dar atenção à saúde emocional. De acordo com o diretor pedagógico do Colégio Anglo, a pressão por resultados pode gerar ansiedade e insegurança. Para manter o equilíbrio emocional, ele recomenda práticas como meditação, atividade física e momentos de descanso. “Esses hábitos fazem diferença na preparação e no desempenho do estudante”.
- Contar com o apoio de outras pessoas. Para quem sente dificuldade em estudar sozinho, participar de grupos de estudo ou cursos pré-vestibulares também pode ser uma alternativa eficaz para esclarecer dúvidas e memorizar conteúdos. Vale também pedir orientação aos professores da escola sobre métodos de estudo e outros assuntos.
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