Presidente do BID afirma que servidores do BC são os criadores do Pix

Ilan Goldfajn, presidente do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e ex-presidente do Banco Central (BC), afirmou que os verdadeiros responsáveis pela criação do Pix foram os servidores do órgão brasileiro. A fala ocorreu durante conversa com o atual presidente do BC, Gabriel Galípolo, divulgada nessa quinta-feira (5/6).

Golfdajn comentava sobre a importância de criar uma continuidade entre as gestões do Banco Central e como, para garantir os processos de inovação, o funcionalismo público é essencial: “A gente trabalhou na autonomia. Antes de mim, outros trabalharam. Quem criou a autonomia? O funcionalismo. Quem criou o Pix? Na minha opinião, o Banco Central, o funcionalismo. Não foi fulano ou ciclano”.

Eleito para presidir o Banco Interamericano de Desenvolvimento em 2022, Ilan Goldfajn chefiou o BC entre 2016 e 2019. Foi durante a sua gestão que se deu a maior parte do desenvolvimento do Pix, lançado em outubro de 2020.

Leia também

Durante a conversa, o presidente do BID ainda deu conselhos para Gabriel Galípolo: “Tem crises todo dia, tem que apagar fogueira todo dia. 99% dessas coisas vai passar. Vai acontecer, vai passar e nós vamos resolver. Então, calma. Não fica tão estressado. As coisas vão acontecer”.

Pix automático

O Banco Central (BC) anunciou nessa quarta-feira (4/6), em um evento em São Paulo que contou com a presença do presidente da autoridade monetária, Gabriel Galípolo, a nova modalidade do Pix – o Pix Automático.

De acordo com o BC, o Pix Automático facilitará o pagamento de contas recorrentes – como planos de saúde, contas de consumo e serviços por assinatura, entre outras.

Como vai funcionar o Pix automático

  • A empresa oferecerá a possibilidade de Pix Automático como forma de pagamento de seus produtos ou serviços.
  • O pagador poderá autorizar o pagamento das cobranças por Pix Automático e definirá regras, como o valor máximo de cada pagamento e se vai usar ou não a linha de crédito.
  • Periodicamente, nos dias anteriores ao pagamento, a empresa enviará a cobrança ao banco do pagador.
  • O banco do pagador, por sua vez, agendará o pagamento e notificará o pagador, que poderá conferir, antes do pagamento e no aplicativo do seu banco, se está tudo certo.
  • No dia do pagamento, o banco do pagador efetivará o pagamento da cobrança de acordo com as regras definidas no momento da autorização.
  • Após o usuário autorizar o Pix Automático, ele ainda poderá consultar e cancelar as autorizações e os débitos agendados. Também será possível escolher receber ou não as notificações dos pagamentos, além de checar o histórico de todas as autorizações e gerenciar o limite das transações.

Ainda segundo a autoridade monetária, o Pix Automático estará no ar a partir do dia 16 de junho.

Todas as instituições financeiras que prestam o serviço de Pix para o usuário pagador (pessoas físicas ou jurídicas) terão, obrigatoriamente, de oferecer o Pix Automático aos clientes.

Entretanto, os bancos poderão decidir para quais empresas oferecerão o serviço – desde que tenham CNPJ ativo e se interessem em aderir ao Pix Automático.



Fonte: Metrópoles

Gladson comemora sucesso de público e crê no maior volume de negócios em 50 anos de Expoacre

O governador do Acre, Gladson Camelí, reuniu a imprensa local, neste domingo, 3, para uma coletiva marcada por balanços e agradecimentos referentes à 50ª...

Estátua de chocolate do Mapinguari é quebrada e chocolate distribuído ao público no encerramento da Expoacre

O último dia da Expoacre foi marcado por um momento simbólico e bastante aguardado pelos visitantes, a quebra da estátua de chocolate do Mapinguari,...

Vídeo: PM acaba briga com spray de pimenta e golpes de cassetete, em Feijó

Vários cidadãos de Feijó (AC) questionam a ação de policiais militares, acusados por truculência durante uma briga em um dos quiosques da praia, neste...