Professora da UnB é indiciada por injúria racial contra estudante negro

A Polícia Civil do Distrito Federal indiciou, na última terça-feira (10), uma professora da Universidade de Brasília (UnB) pelo crime de injúria racial praticado contra um estudante de medicina. O caso aconteceu no dia 22 de maio deste ano, dentro do Hospital Universitário da instituição.

De acordo com a polícia, o estudante estava realizando uma consulta com uma criança acompanhada da mãe. Na denúncia, o aluno relatou aos policiais que “a professora entrou no local e perguntou à mãe o que ela achava do atendimento”.

A professora então disse que não conseguia imaginar como ela se sentia sendo atendida por um estudante “preto”, demonstrando desconforto e preocupação quanto ao atendimento.

Em sua defesa, a professora alegou ter acontecido um “mal-entendido” e que ela não havia cometido injúria racial. No entanto, segundo a polícia, há outros elementos probatórios, além de depoimentos coletados pelas investigações da Delegacia Especializada de Combate ao Racismo e à Intolerância Religiosa (Decrin), que confirmam a versão da vítima.

Em nota, a UnB disse que tomou conhecimento do caso e adotou ações imediatas para o acolhimento do estudante, além de afirmar que “repudia qualquer forma de racismo e reitera seu compromisso com a promoção da igualdade, dos direitos humanos e de um ambiente universitário respeitoso, seguro e inclusivo para todas as pessoas”.

“Por ter sido praticado por funcionário público no exercício de suas funções, a pena do crime pode ser aumentada de um terço até a metade”, finalizou a Polícia Civil.

*Sob supervisão de Carolina Figueiredo

PM pede medida protetiva contra pai de estudante de medicina morto em SP

Bruno Carvalho do Prado e Guilherme Augusto Macedo, policiais militares envolvidos na morte do estudante de medicina Marco Aurélio Cardenas, pediram medidas cautelares contra...

Motoboy sofre tentativa de homicídio ao fazer entrega em Minas Gerais

Um jovem de 19 anos, que trabalha como motoboy fazendo entregas para uma hamburgueria em Governador Valadares, em Minas Gerais, sofreu uma tentativa de...

Parlamentares dos EUA apoiam Brasil, mas pedem bloqueio a petróleo russo

Os parlamentares norte-americanos que se reuniram na terça-feira (29) com senadores brasileiros nos Estados Unidos sinalizaram apoio à revisão das tarifas de 50%. Em...