Professora da UnB é indiciada por injúria racial contra estudante negro

A Polícia Civil do Distrito Federal indiciou, na última terça-feira (10), uma professora da Universidade de Brasília (UnB) pelo crime de injúria racial praticado contra um estudante de medicina. O caso aconteceu no dia 22 de maio deste ano, dentro do Hospital Universitário da instituição.

De acordo com a polícia, o estudante estava realizando uma consulta com uma criança acompanhada da mãe. Na denúncia, o aluno relatou aos policiais que “a professora entrou no local e perguntou à mãe o que ela achava do atendimento”.

A professora então disse que não conseguia imaginar como ela se sentia sendo atendida por um estudante “preto”, demonstrando desconforto e preocupação quanto ao atendimento.

Em sua defesa, a professora alegou ter acontecido um “mal-entendido” e que ela não havia cometido injúria racial. No entanto, segundo a polícia, há outros elementos probatórios, além de depoimentos coletados pelas investigações da Delegacia Especializada de Combate ao Racismo e à Intolerância Religiosa (Decrin), que confirmam a versão da vítima.

Em nota, a UnB disse que tomou conhecimento do caso e adotou ações imediatas para o acolhimento do estudante, além de afirmar que “repudia qualquer forma de racismo e reitera seu compromisso com a promoção da igualdade, dos direitos humanos e de um ambiente universitário respeitoso, seguro e inclusivo para todas as pessoas”.

“Por ter sido praticado por funcionário público no exercício de suas funções, a pena do crime pode ser aumentada de um terço até a metade”, finalizou a Polícia Civil.

*Sob supervisão de Carolina Figueiredo

Zoológico reabre após ficar 2 meses fechado por foco de gripe aviária no RS

O Parque Zoológico de Sapucaia do Sul, na Região Metropolitana de Porto Alegre (RS), reabriu ao público, nesta quinta-feira (31), com entrada gratuita. O...

William Bonner lembra cenas de sexo explícito passando na redação: “Pânico”

O jornalista William Bonner, 61, lembrou sua reação ao ver cenas de sexo explícito sendo exibidas na antiga redação do Jornal Nacional, da TV...

Detentos cultivam mais de 50 mil mudas para COP30 em Belém

A 100 dias da COP30, que será realizada em Belém (PA), detentos da Unidade de Reinserção de Regime Semiaberto (URRS), em Santa Izabel do...