Projeto proíbe divulgação de imagens de vítimas de crimes ou acidentes

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara dos Deputados aprovou um projeto de lei que proíbe a divulgação de imagens de vítimas de crimes ou acidentes, tanto por pessoas quanto por meios de comunicação, inclusive na internet.

A única exceção é quando veículos de imprensa divulgam informações de interesse público.

O projeto aprovado reúne outras ideias de projetos parecidos, com mudanças feitas pelo relator, deputado Diego Coronel (PSD-BA).

Quem divulgar imagens que mostrem ou identifiquem a vítima sem o consentimento dela ou de seu responsável legal poderá pegar de um a três anos de prisão. A regra vale para vítimas vivas ou mortas.

O relator afirmou que o objetivo é combater o “sensacionalismo criminoso”, ou seja, o uso de imagens chocantes e desrespeitosas que não ajudam em nada na resolução do caso.

Segundo Diego Coronel, mostrar essas imagens só expõe ainda mais pessoas que já estão em uma situação de dor e vulnerabilidade.

Agora, o projeto segue para ser votado no plenário da Câmara. Se for aprovado, ainda precisará passar pelo Senado antes de virar lei.

*Com informações da Agência Câmara

Casamento de MC Poze e Vivi Noronha chega ao fim

O relacionamento de MC Poze e Vivi Noronha chegou ao fim, segundo a página Daily do Garotinho no Instagram. O funkeiro arquivou a foto...

O que fazer antes do segundo dia do Enem 2025: estudar ou relaxar?

Cerca de 4 milhões de estudantes fizeram 90 questões de linguagens e ciências humanas no domingo (9). Os candidatos ainda escreveram uma redação com...

Trump parece cochilar durante anúncio na Casa Branca e gera polêmica

Imagens do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, aparentemente fechando os olhos durante um anúncio no Salão Oval, na semana passada, viralizaram nas redes...