Projeto sobre Guarda Civil divide vereadores e é grande aposta de Paes

O projeto que cria a nova Força Mundial, nova divisão de elite da Guarda Municipal do Rio de Janeiro, apesar de aprovado com mais de 40 votos favoráveis e 14 contra, em primeira votação na Câmara Municipal carioca nesta semana, tem gerado discussão e embate entre oposição e governo na Casa.

Grande aposta do prefeito Eduardo Paes (PSD), que desde a campanha pela reeleição em outubro do ano passado, já prometia a guarda armada e um compromisso com a segurança pública, o projeto é alvo de críticas de vereadores da oposição.

Algumas delas convergem entre os partidos que, juntos, compõem a oposição à base governista, mas não necessariamente todas, o que torna a discussão ainda mais complexa.

De acordo com o texto da proposta, os agentes da nova Força poderão ser contratados por um tempo determinado pelo prazo de até um ano, prorrogável por até cinco vezes.

Esse trecho é a crítica em comum entre parlamentares do PSOL e do PL, por exemplo.

“A temporalidade, uma vez que só podem ficar por força de lei, seis anos… O que esses homens vão fazer depois de 6 anos? Abaixa a efetividade, veja, um desses agentes, com quatro anos de serviço, cinco anos de serviço, tendo mais um só para ir embora, acha que ele vai arriscar a vida dele de verdade?”, argumentou o líder do PL na Casa legislativa, vereador Rogerio Amorim, em conversa com a CNN.

A vereadora Thais Ferreira, líder do PSOL na Casa, disse que integrantes da sigla conversaram com agentes da atual Guarda Civil Metropolitana e “todos são contrários a esse método de contratação de temporários”.

Ela argumenta que essa modificação traria uma “precarização” à profissão que “já está em curso no Rio de Janeiro”.

Um outro ponto de crítica por parte do PSOL é o fato de que essa guarda seria autorizada a utilizar armamento. Até o momento, o partido já apresentou quatro emendas.

De acordo com o líder do PL, duas emendas foram apresentadas pelo partido e, caso o texto seja aprovado em segunda votação e sancionado pelo prefeito, a sigla deverá entrar na justiça alegando a “inconstitucionalidade” do projeto.

Até essa sexta-feira, o projeto estava recebendo emendas de outros vereadores e partidos. A expectativa do líder do governo na Câmara, vereador Márcio Ribeiro, é de que a segunda votação — que define de vez a aprovação, ou não, do projeto — ocorra na terça-feira que vem.

“A expectativa é de conseguir mostrar para os vereadores a importância da segurança. Há uma chance real de conseguirmos virar esse jogo [da criminalidade no município]”, diz.

Se aprovado em segunda votação, o projeto segue para a sanção do prefeito da capital fluminense, que é apoiador ferrenho do texto, portanto não deve vetá-lo.

O projeto

Em fevereiro deste ano o Supremo Tribunal Federal (STF) formou maioria para permitir a patrulha preventiva e comunitária das Guardas Civis Metropolitanas, ampliando seus poderes.

O projeto defendido por Paes foi enviado por Paes à Câmara em dezembro de 2018, e teve as discussões adiadas por sete anos.

Em coletiva de imprensa nesta sexta-feira (06), o prefeito detalhou como vai funcionar a nova Força Municipal. O novo grupo terá, inicialmente, 600 vagas destinadas exclusivamente a guardas municipais já em atividade. O edital de seleção já foi publicado na última quarta-feira e os candidatos passarão por um treinamento rigoroso de seis meses, com apoio da Polícia Rodoviária Federal (PRF), que também será responsável pela capacitação para o uso de armas de fogo. A previsão é de que os primeiros agentes estejam nas ruas no início de 2026.

O Rio de Janeiro e o Recife são as únicas duas capitais brasileiras que atualmente não possuem guarda armada.

Homem que deu 60 socos em namorada diz que foi “algemado e agredido pelado”

O ex-jogador de basquete Igor Eduardo Pereira Cabral, preso preventivamente por agredir a namorada com 60 socos em Natal (RN), relatou, em depoimento, agressões...

Homem embriagado de chinelo: como era a prova de 8 km que ele completou

Isaque é paraense e agora se entitula como “corredor” nas redes sociais. Isso porque, no dia 27 de julho, ele completou uma prova de...

Acidente no “Globo da Morte” deixa dois artistas feridos em circo em PE

Dois artistas de circo ficaram feridos após colidirem dentro do “Globo da Morte” durante uma apresentação em um circo, instalado no município de Itapissuma,...