Protestos simultâneos interditam vias no Grande Recife

As primeiras horas da manhã desta segunda-feira (16) foram marcadas por uma série de protestos que afetaram o tráfego de veículos em importantes vias do Recife e de Olinda.

Os atos organizados por carroceiros protestaram contra uma lei municipal, sancionada em 2013, que proíbe a circulação de veículos de tração animal e o transporte de cargas com uso de animais na capital pernambucana.

Ao menos seis pontos de bloqueio foram registrados pelas autoridades de trânsito. Em diferentes locais, manifestantes incendiaram objetos, formando cortinas de fumaça e causaram congestionamentos.

Equipes da Polícia Rodoviária Federal (PRF) e da Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU) foram mobilizadas para conter os efeitos da paralisação e orientar os motoristas.

Entre os trechos afetados, estiveram vias centrais e um trecho da BR-101. A manifestação começou cedo e, em alguns pontos, só foi normalizada por volta das 8h30.

A mobilização ocorreu horas antes de uma audiência pública marcada para esta tarde na Câmara Municipal do Recife. O debate busca discutir os impactos sociais, legais e ambientais da legislação que estabelece a retirada progressiva dos veículos de tração animal do cenário urbano.

A Prefeitura do Recife realiza um censo com o objetivo de mapear quem ainda depende economicamente da atividade, etapa considerada essencial para a formulação de políticas públicas que garantam alternativas de renda e inserção. Entre as soluções em estudo, estão programas de capacitação e a substituição das carroças por veículos não poluentes.

A ação faz parte do Programa Gradual de Retirada dos Veículos de Tração Animal, que deverá ser implementado pela gestão municipal nos próximos meses.
O prazo para fazer o cadastramento termina em 30 de junho.

Diogo Nogueira revela reação ao saber que Paolla não é bolsonarista

Diogo Nogueira revelou que uma de suas preocupações no início do namoro com Paolla Oliveira era o posicionamento político da atriz. O cantor disse...

Explosão de fábrica no PR: busca por vestígios dos corpos é suspensa

As buscas por vestígios dos corpos das vítimas da explosão da fábrica Enaex Brasil, em Quatro Barras (PR), na Grande Curitiba, foram suspensas na...

Renato se irrita após vitória do Fluminense: “Vocês tem que estudar”

O Fluminense venceu o Fortaleza por 2 a 1, neste sábado (16), e aproximou-se do G6 do Campeonato Brasileiro. Apesar da sequência positiva de...