Quanto valem as músicas de Marília Mendonça? Veja a estimativa do legado da cantora

Depois que o portal LeoDias revelou com exclusividade a disputa judicial entre Murilo Ruff e Dona Ruth pela guarda de Leonardo, filho de Marília Mendonça, a adminitração da fortuna e da propriedade intelectual milionária da cantora se tornou um dos principais tópicos de discussão da polêmica.

Dona de uma das carreiras de maior impacto e renome no Brasil, Marília Mendonça continua sendo a dona de alguns dos maiores hits do sertanejo e da música brasileira contemporânea que, segundo a especialista em direito autoral Yasmin Arrighi, pode valer centenas de milhões de reais.

Veja as fotos

Dona Ruth, Murilo Huff, Leozinho - Foto: Reprodução/Instagram
Dona Ruth, Murilo Huff, Leozinho – Foto: Reprodução/Instagram
Reprodução
Reprodução
Foto: Reprodução
Leo, filho de Murilo Huff e Marília Mendonça, tocando bateriaFoto: Reprodução
Reprodução/ Redes Sociais
Reprodução/ Redes Sociais
Reprodução: YouTube
Marília Mendonça morreu aos 26 anosReprodução: YouTube
Reprodução: Instagram/Marília Mendonça
Marília MendonçaReprodução: Instagram/Marília Mendonça
Divulgação
Divulgação
Instagram
Instagram

Primeiramente, a especialista pontua que para calcular o possível valor da fonografia – ou seja, toda forma de gravação das músicas cantadas por Marília Mendonça – completa da cantora, é que preciso entender que hoje ela tem atualmente 335 obras musicais e 444 gravações registradas no banco de dados dp Escritório Central de Arrecadação e Distribuição (Ecad) – das quais 60% dos valores seriam destinados ao herdeiro, Leonardo.

As obras não seriam só as canções composta pela sertaneja, mas também composições dela que foram gravadas por outros artistas – e que assim teriam os devidos direitos autorais da cantora – e vice-versa. Sem contar, é claro, com outras formas de outros contratos comerciais firmados por ela em vida.

“Com mais de 400 gravações e músicas inéditas que ainda vão ser lançadas, Maraília Mendonça é sem dúvidas uma das artistas com um dos catálogos mais valiosos do Brasil”, declara.

“Falando de fonograma, estamos falando de toda a arrecadação que Marília Mendonça [ou nesse caso, seus herdeiros] receberia. Eu estimo que o catálogo, as músicas e gravações dela devam valer mais de R$ 300 milhões”

A especialista, porém, destaca que há muitos fatores a serem considerados na hora dessa avaliação. Arrighi explica que, no Brasil, os dados de direitos autorais de músicas, composições e gravações são repassados pela Ecad a uma das sete associações de músicos e compositores no país.

E que, mesmo as associações, não teriam acesso a todos os valores que são repassadas a cada um dos intérpretes e compositores, uma vez que eles se encontram em sigilo devido a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).

“Mas é muito relevante nessa história falarmos que a família, os herdeiros envolvidos eles precisam vender por um valor que eles acham razoável. Então pode valer R$ 300 milhões, mas eles talvez conseguiriam vender [os direitos autorais da cantora] pelo dobro devido ao valor emocional e a legião de fãs dela. Ela é uma cantora que já faleceu há alguns anos mas continua absolutamente em alta e absurdamente ouvida [nas plataformas] de streaming”, considera a especialista.



Fonte: Portal LEODIAS

Carro da primeira vitória de Schumacher na Fórmula 1 vai a leilão

Modelo B192 da Benetton foi o carro em que Schumacher conquistou primeira vitória e fez primeira temporada completa na Fórmula 1, em 1992 Fonte: Metrópoles...

Endrick destaca relação com Ancelotti e diz que Copa é “objetivo”

Com a camisa 9 que já foi de Fred, Endrick estreou pelo Lyon com gol decisivo diante do Lille nesse domingo (11/1) Fonte: Metrópoles

Time de Wagner Moura parabeniza ator por prêmio no Globo de Ouro

Wagner Moura conquistou o prêmio de Melhor Ator em Filme de Drama no Globo de Ouro nesse domingo (11/1) Fonte: Metrópoles