Quem é Paul Clement, ex-Real Madrid que volta a trabalhar com Ancelotti

Quando o técnico Carlo Ancelotti foi apresentado na última semana como novo treinador da Seleção Brasileira, a CBF aproveitou a oportunidade para apresentar também a comissão técnica do italiano.

Basicamente, Ancelotti trouxe ao Brasil grande parte dos profissionais que estiveram com ele neste último ciclo no Real Madrid. Mas um dos nomes anunciados para o cargo de auxiliar soou como novidade: Paul Clement.

Formado em Educação Física, o inglês de 53 anos já havia trabalhado como assistente de Carlo Ancelotti no Chelsea, no Paris Saint-Germain, no Real Madrid e no Bayern de Munique, onde formaram parceria pela última vez, em 2016.

Desde então, Clement assumiu equipes como técnico principal e também somou novas experiências como assistente (de Frank Lampard no Everton). Agora, nove anos depois, volta a integrar a comissão técnica de Ancelotti, que inicia seu trabalho à frente da Seleção Brasileira.

Ancelotti conheceu Clement no sub-16 do Chelsea

Ancelotti chegou em 2009 ao Chelsea para o seu primeiro desafio fora da Itália. Além dos profissionais que levou consigo do Milan, ganhou a colaboração de Ray Wilkins, auxiliar fixo do clube inglês e que, como jogador, havia atuado no futebol italiano na década de 1980 — os dois, inclusive, chegaram a se enfrentar no Calcio.

Wilkins se transformou em um elo importante entre Ancelotti e o elenco do Chelsea. Mas o técnico sentia que precisava de mais um assistente e convidou Paul Clement, então treinador do sub-16, para um período de experiência.

“Conversei com o diretor esportivo, Frank Arnesen, e concordamos em chamar Paul [Clement], que trabalhava com os juniores, para ficar, a princípio, quinze dias para ver como se sairia. Quando esse período terminou, Paul me procurou e disse: ‘Devo voltar para o time júnior?’. Respondi: ‘Não, não, não. Você fica comigo’. Paul passou a fazer parte de minha família futebolística e me acompanhou em Paris e em Madri”, disse Ancelotti em seu livro “Liderança Tranquila”.

Técnico repreendeu atleta que desrespeitou o auxiliar

Ainda que seja o responsável por tomar as decisões e comunicá-las ao elenco, Carlo Ancelotti não tem um perfil centralizador. Em seus trabalhos, o italiano costuma dar muita autonomia aos seus assistentes e deixa isso claro para os jogadores.

Contudo, essa relação entre auxiliares e atletas pode gerar conflitos, como aconteceu no Chelsea em um episódio envolvendo o lateral-direito português José Bosingwa.

“Na véspera de um jogo a ser disputado fora de casa, Carlo queria realizar um breve trabalho tático. A equipe que começaria a partida já havia sido divulgada, e organizáramos um coletivo entre titulares e reservas. José Bosingwa estava atuando como lateral direito para o time reserva”, conta Paul Clement em “Liderança Tranquila”.

O lateral português não estava trabalhando direito, deixando evidente seu descontentamento. Na prática, ele tinha desistido do treino. Eu o alertei acerca da importância de ser profissional, dizendo: “Temos um jogo amanhã para o qual todos têm de estar preparados, não importando se vão começar jogando ou não”, e ele me respondeu de maneira bastante veemente e desrespeitosa. Continuei me dirigindo a ele e no final algumas pessoas precisaram intervir, entre elas Didier Drogba e Carlo, não para evitar um confronto físico, mas certamente uma agressão verbal


Paul Clement em ‘Liderança Tranquila’

Na mesma noite do treino, véspera da partida, Ancelotti reuniu todo o grupo de jogadores no hotel onde a equipe estava hospedada e falou que esse tipo de incidente com qualquer um de seus assistentes era inaceitável.

“Carlo afirmou que não iria permitir que algo assim voltasse a acontecer e deixou isso claro na frente de todos para que Bosingwa soubesse”, completou Clement.


Ray Wilkins, Carlo Ancelotti e Paul Clement em jogo do Chelsea
Ray Wilkins, Carlo Ancelotti e Paul Clement em jogo do Chelsea • Joe Giddens – PA Images via Getty Images

Importante para Gareth Bale no Real Madrid

Após a passagem pelo Chelsea e uma experiência difícil no Paris Saint-Germain, apesar da conquista do título da Ligue 1, Carlo Ancelotti e Paul Clement seguiram juntos para o Real Madrid.

Logo em sua primeira temporada sob o comando do italiano, o time espanhol conquistou a tão sonhada décima Champions League, em 2014.

De acordo com Ancelotti, seu auxiliar foi fundamental no trato com os atletas, especialmente com o galês Gareth Bale, um dos grandes nomes do Real no título europeu.

“No Real Madrid, Paul Clement foi importante para Gareth Bale, auxiliando-o em seu processo de adaptação ao clube, tanto linguístico quanto cultural, e
ele frequentemente conseguia explicar-lhe as coisas melhor do que eu”, disse o treinador.


Clement, Zinedine Zidane e Ancelotti no Real Madrid
Clement, Zinedine Zidane e Ancelotti no Real Madrid • Jean Catuffe/Getty Images

Experiências como técnico principal e retorno à comissão de Ancelotti

Em 2016, Paul Clement acompanhou Carlo Ancelotti no Bayern de Munique. A experiência do inglês na Alemanha, porém, foi curta.

Clement recebeu uma proposta para ser técnico principal do Swansea City, que na época disputava a Premier League. Sob seu comando, a equipe, que se encontrava na zona de rebaixamento quando ele assumiu, conseguiu evitar o descenso.

Na temporada seguinte, entretanto, Clement foi demitido. Sua carreira seguiu com trabalhos no Reading, da segunda divisão da Inglaterra, e no Cercle Brugge, da Bélgica, antes de aceitar o convite de Frank Lampard para integrar sua comissão no Everton.

Com a demissão de Lampard em janeiro de 2023, Paul Clement também deixou o clube.

O trabalho com a Seleção Brasileira marca o retorno do britânico ao futebol profissional e também às comissões técnicas de Carlo Ancelotti. Uma parceria que funcionou no passado e que agora, no Brasil, busca repetir o sucesso que alcançaram em alguns dos principais clubes do mundo.

Sean Diddy Combs surge irreconhecível na prisão. Veja foto

Sean Diddy Combs surgiu irreconhecível após os primeiros dias na prisão Fort Dix, em Nova Jersey. Fotos obtidas pela CBS News mostra o cantor...

Pelo menos 20 soldados morreram em acidente aéreo na Geórgia, diz Turquia

Pelo menos 20 soldados morreram em uma queda de uma aeronave militar na Geórgia na terça-feira (11), informou o ministério da Defesa da Turquia...

Análise: China viu na transição energética oportunidade de inserção global

A China está redefinindo o cenário global da transição energética ao disponibilizar equipamentos de energia limpa a preços acessíveis para países emergentes. O analista de...