Regras para trabalho em feriado mudam; saiba o que está em jogo

A nova regra que restringe o trabalho em feriados, prevista para entrar em vigor a partir de julho, segue gerando polêmica e pressão sobre o governo federal. A medida determina que o trabalho nesses dias só será permitido mediante convenção coletiva, afetando setores como comércio e turismo.

O portal LeoDias conversou com o advogado trabalhista Max Ferreira de Mendonça, que analisa que a mudança coloca em jogo interesses opostos.

Veja as fotos

Reprodução / gov.br
Carteira de trabalho brasileiraReprodução / gov.br
Reprodução/Agência Brasil
Geração de vagas desacelera em 2025, apesar de desemprego em quedaReprodução/Agência Brasil
Foto: Andrea Piacquadio
Como conseguir trabalho temporário no Dia das Mães.Foto: Andrea Piacquadio
Reprodução MTE
Emprego temporário é regido por lei e deve constar na carteira de trabalho do profissionalReprodução MTE
Reprodução: YouTube/Canal Gov
Discurso de Lula em Paris nesta quinta-feira (5/6) foi repleta de críticas a Bolsonaro e avisos sobre a regulação das redes sociaisReprodução: YouTube/Canal Gov
Reprodução
Presidente Luiz Inácio Lula da SilvaReprodução

“O governo busca equilibrar direitos trabalhistas e evitar prejuízos econômicos. Sindicatos querem fortalecer a negociação coletiva, enquanto empresários alegam que a medida engessa o comércio e aumenta custos”, afirma.

Segundo Mendonça, a exigência de convenção coletiva fortalece os trabalhadores, que passam a ter mais poder para negociar benefícios, como pagamento em dobro e folgas. Porém, as pequenas e médias empresas podem ser prejudicadas.

“Elas enfrentam mais burocracia e custos, principalmente em datas estratégicas como Natal e Páscoa”, explica.

O especialista é direto: adiar a exigência “representa, sim, uma vitória do lobby empresarial”. Para ele, a postergação enfraquece o poder dos sindicatos e atende à pressão das empresas, que querem reduzir custos e evitar entraves.

“Mudanças constantes via portarias geram insegurança jurídica. O Legislativo deve reforçar a negociação coletiva, prevista na Constituição, e ouvir trabalhadores e empregadores antes de qualquer mudança”, conclui.



Fonte: Portal LEODIAS

Afonso Fernandes recebe homenagem da Equipe Adrenalina após destaque no 27º Campeonato Estadual de Kung Fu

O deputado estadual Afonso Fernandes foi homenageado pela Equipe Adrenalina, integrante da Federação Acreana de Kickboxing, em reconhecimento ao apoio que tem oferecido ao...

Roberto Carlos se despede da irmã durante velório; veja fotos

O cantor Roberto Carlos, 84, compareceu ao velório da irmã, Norma Moreira Braga, que ocorreu no Rio de Janeiro nesta quarta-feira (5). A mulher...

Moraes autoriza réu da trama golpista a fazer o Enem

O ministro Alexandre de Moraes, do STF (Supremo Tribunal Federal), autorizou nesta quarta-feira (5) que o general Mário Fernandes, preso preventivamente no âmbito das...