Remédio genérico funciona como o original? Farmacêutico responde

O remédio genérico está disponível nas farmácias brasileiras há 24 anos, competindo diretamente com os produtos de referência – mas com um menor valor. Graças a isso, foi ampliado o acesso a tratamentos de saúde para a população, principalmente a de baixa renda. Ele é resultado Lei 9.787/1999, que permitiu o registro e comercialização, por qualquer laboratório farmacêutico, de medicamentos com patentes que já expiraram. Mas será que o genérico é tão eficaz quanto o remédio “original”?

“O genérico aumentou a competitividade do mercado farmacêutico. Isso resultou em melhores ofertas para os consumidores e facilitou o acesso e a adesão da população ao tratamento de diversas doenças”, explica o farmacêutico e gerente de inovação e pesquisa clínica da Prati-Donaduzzi, Liberato Brum Junior.

Leia também

“O valor do medicamento genérico é no mínimo 35% menor em comparação com o medicamento de referência. O que garante a continuidade do tratamento de saúde e, consequentemente, melhora a qualidade de vida, aliviando sintomas e curando doenças”, complementa Liberato. No entanto, mesmo assim, muitas pessoas ainda resistem ao genérico e optam por pagar mais caro pelo produto de referência.

Qual a diferença entre o remédio genérico e o de referência?

Liberato explica que, de forma geral, o medicamento de referência é aquele que traz inovação e é o primeiro a ser comercializado no país. Claro, após a certificação na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Isso requer um trabalho de pesquisa que garante a segurança e a qualidade, e comprovação científica junto ao órgão regulador por meio de ensaios clínicos.

Em seguida, vem o genérico, que contém os mesmos princípios ativos, mesma dose e forma farmacêutica, mesma posologia e mesma indicação terapêutica. Dessa forma, ele oferece eficácia e segurança equivalentes ao medicamento de referência, comprovados por meio de ensaios de equivalência e bioequivalência farmacêutica.

Leia a reportagem completa no Saúde em Dia, parceiro do Metrópoles.

Siga a editoria de Saúde e Ciência no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto!



Fonte: Metrópoles

Virginia se pronuncia sobre polêmica envolvendo Vini Jr. e personal

Virginia Fonseca quebrou o silêncio sobre a suposta polêmica envolvendo o namorado, o jogador Vini Jr., e o personal trainer Michael Gomes. O episódio...

Conmebol confirma interesse de fora em sediar a final da Libertadores

A Conmebol confirmou que existe o interesse de realizar as finais da Libertadores fora da América do Sul nos próximos anos. Em entrevista ao...

África do Sul declara intenção de sediar as Olimpíadas de 2036

A África do Sul declarou oficialmente a intenção de sediar os Jogos Olímícos e Paralímpicos em 2036 ou 2040. A ministra da Presidência, Khumbudzo...