Roubini: Brasil é país do futuro que não se realiza por falta de reforma

O velho ditado de que “o Brasil é o país do futuro” não se realiza por falta de reformas, segundo o economista Nouriel Roubini, que ficou mundialmente conhecido como “Dr. Doom” (Dr. Catástrofe, em tradução livre) após prever a crise financeira internacional de 2008.

“Há criação de emprego, geração de renda e crescimento sólido, embora de 2% a 3%. Não é boa o suficiente, mas não é uma crise. Há boa dinâmica de exportação, puxada pelo agro, o consumo está ok. Poderia melhorar no fiscal e nas reformas”, afirmou Roubini ao Capital Insights desta quinta-feira (5).

Fruto da parceria entre o CNN Money e a Broadcast, o programa entrevista semanalmente as referências do mercado financeiro para discutir o cenário econômico do Brasil e do mundo. O Capital Insights vai ao ar toda quinta às 19h no CNN Money.

Força do dólar e dos EUA

De “Dr. Doom” a “Dr. Boom”, a imagem de Roubini migrou para o completo oposto após prever que a produtividade gerada pela tecnologia e a força da economia dos Estados Unidos podem fazer o país superar o tarifaço do presidente Donald Trump.

O economista, porém, se enxerga como “Dr. Realista”, reforçando que a inteligência artificial (IA) e a Big Data serão as mais importantes tecnologias da humanidade, promovendo uma grande revolução global.

E é olhando para estas potencialidades da economia norte-americana que Roubini descarta a possibilidade de haver um substituto para o dólar como moeda de reserva e avaliou que, se houver um enfraquecimento da divisa americana, será algo limitado.

Ele ainda faz uma análise dura em relação a outras potências econômicas do globo: “A Europa é um museu, a China é uma prisão e o Japão é um asilo”, afirmou.

Roubini tampouco espera que uma moeda comum possa emergir dos Brics, um bloco formado, segundo ele, por economias mais heterogêneas do que parecem.

“Há autocracias, democracias, países com diferentes patamares de renda per capita, com economias mais manufatureiras, outras de serviços”, citou.

Existe um problema estrutural na economia do mundo, diz professor

Crítica de Neymar sobre Allianz “enterra” planejamento do Santos; entenda

O atacante Neymar teceu críticas ao gramado do Allianz Parque, casa do Palmeiras, após a vitória do Santos por 3 a 1 sobre o...

Danone negocia compra da Lifeway Foods pela 3ª vez em menos de 1 ano

A francesa Danone avalia pela terceira vez em menos de um ano a compra da Lifeway Foods, fabricante de kefir dos Estados Unidos, segundo...

Zoológico na Dinamarca pede doação de pets para alimentar predadores

Um zoológico no norte da Dinamarca está pedindo aos donos de animais de estimação que doem porquinhos-da-índia, coelhos, galinhas e até pequenos cavalos indesejados...