Seleção cubana de vôlei é impedida de disputar torneio internacional após EUA negar visto

A Federação Cubana de Voleibol (FCV) informou que 16 membros da delegação da seleção feminina tiveram os vistos negados pelos Estados Unidos. O veto impediu a equipe de disputar o Norceca Final Four, que acontece entre 16 a 21 de julho em Porto Rico, ilha no Caribe que é território estadunidense.

De acordo com a instituição, a negativa foi da embaixada norte-americana em Havana, capital cubana. Entre os barrados, estão 12 atletas, dois técnicos, um árbitro e um gerente de equipe. Em nota, a FCV classificou a conduta como “discriminatória e injusta”.

Veja as fotos

Reprodução/Voleibol Cubano
Bruno Rodríguez Parrilla, chanceler de Cuba, criticou a decisão dos Estados Unidos.Reprodução/Voleibol Cubano
Reprodução/Voleibol Cubano
Bruno Rodríguez Parrilla, chanceler de Cuba, criticou a decisão dos Estados Unidos.Reprodução/Voleibol Cubano
Reprodução/Voleibol Cubano
Bruno Rodríguez Parrilla, chanceler de Cuba, criticou a decisão dos Estados Unidos.Reprodução/Voleibol Cubano
Reprodução: Instagram
Donald TrumpReprodução: Instagram
Reprodução: Instagram
Donald Trump, presidente dos EUAReprodução: Instagram

O impacto da decisão em campeonatos futuros também foi destaque, já que o Norceca Final Four é classificatório para os Jogos da América Central e do Caribe em Santo Domingo em 2026 e concede pontos para os rankings continental e mundial de vôlei. A federação ainda expressou a preocupação com as Olimpíadas de 2028, que serão disputadas em Los Angeles.

“Trata-se de uma posição injusta e discriminatória, alheia aos princípios do esporte, que se soma ao que já aconteceu até agora neste ano contra delegações de outras modalidades, e que aumenta as incertezas sobre o que pode acontecer no futuro em relação à conduta do país que sediará os Jogos Olímpicos em 2028”.

O chanceler cubano, Bruno Rodríguez Parrilla detonou a decisão dos EUA contra as atletas cubanas: “Parte de uma lista racista e xenófoba de restrições migratórias elaborada pelo Secretário de Estado”. Vale destacar que, embora não seja considerado um estado norte-americano, Porto Rico está sujeito às decisões diplomáticas do país comandado por Donald Trump, que endureceu as medidas imigratórias na volta ao cargo.

Confira nota da Federação Cubana de Voleibol na íntegra

“A Federação Cubana de Voleibol informa que a Embaixada dos Estados Unidos em Havana negou vistos a todos os membros da delegação que representaria Cuba no torneio feminino Norceca Final Four, a ser realizado em Porto Rico, de 16 a 21 de julho.

Seus 16 membros (12 atletas, dois técnicos, um árbitro e um gerente de equipe) foram notificados nessa sede diplomática, à qual a solicitação foi apresentada de acordo com os prazos estabelecidos para tal processo.

Esse procedimento, contrário aos compromissos inerentes à responsabilidade assumida pelos países anfitriões de eventos esportivos internacionais, impede a presença de Cuba em uma competição que faz parte da rota de qualificação para os Jogos da América Central e do Caribe em Santo Domingo em 2026 e que soma pontos para a Norceca e para o ranking mundial.

Trata-se de uma posição injusta e discriminatória, alheia aos princípios do esporte, que se soma ao que já aconteceu até agora neste ano contra delegações de outras modalidades, e que aumenta as incertezas sobre o que pode acontecer no futuro em relação à conduta do país que sediará os Jogos Olímpicos em 2028.

Agradecemos os muitos esforços feitos pelos organizadores, a quem informamos sobre o ocorrido.

Federação Cubana de Vôlei
Havana, 26 de junho de 2025”.



Fonte: Portal LEODIAS

MP opina por manter prisão de agroboy que atropelou e matou Juliana. Ele continua foragido

O Ministério Público do Acre emitiu parecer contra o pedido de revogação da prisão temporária de Diego Passo, de 27 anos, motorista da caminhonete...

O adeus a Reginaldo Cordeiro, a esperança em vida de voltar ao Rádio e a comovente homenagem ao Rei do Brega

Quatro anos atrás, já convalescendo da diabetes e com uma perna amputada, o radialista Reginaldo Cordeiro era o personagem de uma reportagem especial assinada...

Israel x Irã: especialista explica se conflito realmente acabou

O professor da Universidade Federal Fluminense (UFF) e pesquisador de Harvard, Vitelio Brustolin, revelou em entrevista à CNN que os Estados Unidos ainda buscam...