Sobre Jorge Viana e Cesário Braga: manda quem pode, obedece quem tem juízo

O ex-senador é atual presidente da APEX Jorge Viana, faz questão de mostrar para seus companheiros que ainda manda no PT do Acre. Viajando pelo mundo no conforto de um dos melhores cargos no governo federal, o candidato ao Senado continua usando sua autoridade, com boas pitadas de arrogância, para impressionar as novas lideranças políticas do partido.

O PT passa pelo processo de eleições interna.

Cesário Braga se articulou e construiu uma chapa única. Ele seria aclamado presidente estadual do PT, mas esqueceu de um detalhe: pedir a benção de Jorge Viana, que não esconde não ter simpatia pelo “companheiro”, tanto que tirou a indicação de Cesário Braga da superintendência do INCRA e colocou Márcio Alércio, que é de sua relação política.

Jorge esteve no Acre na última semana, reuniu os dirigentes mais históricos e influentes da sigla para desconstruir o nome de Cesário para presidência estadual do PT, e conseguiu. Na tarde desta quarta-feira 25, Cesário soltou uma nota pública e renunciou a candidatura à presidente do PT, alegando de forma subliminar que os motivos seriam o descontentamento de Jorge em relação ao seu nome. O PT deve chamar o vereador de Rio Branco André Kamai, para substituir Cesário e ser uma espécie de nome consensual para presidência estadual do PT.

Leia a nota assinada por Cesário Braga;

Companheiras e companheiros,

Como sempre disse, o que mais desejo é paz. Quando coloquei meu nome à disposição para presidir o PT do Acre, fiz isso com o sincero intuito de contribuir com este que é o maior partido do Brasil, ajudando a recolocar a militância no centro da construção política e partidária.

Nos últimos dias, dialoguei com diversos companheiros e companheiras que expressaram preocupações em relação às declarações do companheiro Jorge Viana, manifestando sua indisposição em construir essa caminhada comigo à frente da presidência estadual do PT.

Conversei com Jorge sobre os desafios e responsabilidades que cada um de nós deverá assumir daqui pra frente. E, diante desse cenário, num momento em que a unidade partidária é fundamental, quero afirmar com clareza: não serei motivo de divisões internas. Por isso, venho a público renunciar à minha candidatura à presidência do PT do Acre.

Compreendo que, a partir de agora, caberá ao nosso pré-candidato ao Senado, Jorge Viana, a condução política do partido até 2026. Não recairá sobre mim — tampouco sobre os companheiros e companheiras que estiveram ao meu lado — qualquer responsabilidade por eventuais resultados adversos.

A mim caberá seguir firme, trabalhando no governo do presidente Lula e ajudando a construir os alicerces para uma futura candidatura a deputado estadual — tarefas que o Partido me confiou e que honrarei com dedicação.

Permaneço nas fileiras do PT com o mesmo compromisso de sempre: com o povo do Acre, com a nossa militância, com os movimentos sociais e com o presidente Lula.

Peço a compreensão de todos e todas. Sigo em frente com a mesma fé de sempre: a de que um outro Brasil, um outro Acre e um outro PT são possíveis. A luta por justiça social não pode parar.

Do seu companheiro de todas as horas, Cesário Braga.

Saudações militantes, aqueles que ainda sonham com justiça social.

Mototáxi em SP: Ricardo Nunes declara “insensatez” após decisão do STF

O prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes (MDB), se posicionou após o STF (Supremo Tribunal Federal) formar maioria para declarar inconstitucional uma lei de...

NBA: astro é multado após arremessar garrafa e atingir funcionários em jogo

Brandon Ingram, ala do Toronto Raptors, foi multado em US$ 25 mil dólares (cerca de R$ 132 mil) pela NBA após arremessar uma garrafa...

Flamengo faz propostas para Fair Play Financeiro no Brasil; veja detalhes

O Flamengo anunciou as propostas que fez para a implementação de um fair play financeiro no futebol brasileiro. Por meio de uma nota oficial, divulgada...