STF coloca Braga Netto e Cid frente a frente para esclarecer pontos de plano golpista

O Supremo Tribunal Federal (STF) realiza na próxima terça-feira (24/6) uma acareação entre o general da reserva Walter Braga Netto e o tenente-coronel Mauro Cid, que foi ajudante de ordens de Jair Bolsonaro (PL) e hoje é delator no caso. Eles serão ouvidos juntos para esclarecer diferenças nos depoimentos prestados durante a investigação sobre a tentativa de golpe de Estado em 8 de janeiro de 2023.

A acareação foi marcada pelo ministro Alexandre de Moraes, que é o relator do processo no STF. Esse tipo de procedimento está previsto em lei e serve para esclarecer contradições entre o que duas pessoas disseram separadamente. Agora, elas ficam frente a frente e são novamente questionadas sobre os pontos em que deram versões diferentes.

Veja as fotos

Reprodução/Agência Brasil
Mauro Cid fala ao STF para prestar esclarecimentos no inquérito que investiga o plano golpistaReprodução/Agência Brasil
Reprodução: TV Justiça
Mauro Cid fala ao STFReprodução: TV Justiça
Foto Marcelo Camargo/Agência Brasil
Braga NettoFoto Marcelo Camargo/Agência Brasil
Reprodução: Facebook/Jair Bolsonaro
Jair Bolsonaro e Mauro CidReprodução: Facebook/Jair Bolsonaro

A primeira contradição envolve uma reunião realizada em novembro de 2022, na casa de Braga Netto. Mauro Cid afirmou que, nesse encontro, foi discutido um plano chamado “Punhal Verde e Amarelo”, que previa o monitoramento de autoridades e, segundo a Polícia Federal, mencionava até mesmo ações violentas contra figuras públicas, como o próprio ministro Moraes.

Cid contou ainda que foi retirado da reunião por Braga Netto quando começariam a tratar de “medidas operacionais”, sugerindo que algo mais sério seria discutido. O general nega que esse plano tenha existido e afirma que essa conversa não aconteceu.

O segundo ponto envolve uma suposta entrega de dinheiro em espécie. Segundo Cid, Braga Netto lhe entregou uma caixa de vinho contendo dinheiro que seria usado para financiar atos antidemocráticos. O destino do valor seria o major das forças especiais do Exército, conhecido como “Kid Preto”. A defesa do general nega qualquer envolvimento com esse repasse.

Detalhes da acareação

Como Braga Netto está preso desde dezembro por suspeita de atrapalhar as investigações, o ministro Moraes determinou que os advogados informem todos os detalhes sobre sua viagem para Brasília, como horários de voo e local de hospedagem, para garantir a organização e segurança do procedimento.

Além dessa acareação, está previsto para o mesmo dia um encontro entre o ex-ministro da Justiça Anderson Torres e o ex-comandante do Exército Marco Antônio Freire Gomes. A defesa de Torres quer esclarecer pontos do depoimento de Freire Gomes, que o relacionou a reuniões com conteúdo golpista.

Processo entra na fase final

Essas acareações fazem parte da reta final da investigação. Depois disso, será a vez de defesa e acusação apresentarem seus argumentos finais, o que deve durar até 15 dias. A partir daí, o caso pode ir a julgamento na Primeira Turma do STF, formada pelos ministros Alexandre de Moraes, Flávio Dino, Cristiano Zanin, Cármen Lúcia e Luiz Fux.

Além de Braga Netto, Cid e Torres, também são réus no processo o ex-presidente Jair Bolsonaro e outras quatro pessoas. Eles são acusados de crimes como tentativa de golpe de Estado, formação de organização criminosa, ameaça grave e destruição de patrimônio público.

 



Fonte: Portal LEODIAS

Quem era Oscar Maroni, ex-A Fazenda que morreu aos 74 anos

Oscar Maroni, empresário conhecido por comandar um dos estabelecimentos mais emblemáticos da vida noturna de São Paulo e ex-A Fazenda, morreu na manhã desta...

Australianos fazem homenagem às vítimas de atentado antes do Ano Novo

Os organizadores da queima de fogos de artifício de Ano Novo em Sydney, na Austrália, fizeram um minuto de silêncio nesta quarta-feira (31) em...

Novo affair? Bianca Andrade troca declarações com modelo 1 mês após término

Solteira, a influenciadora e empresária Bianca Andrade, 31, trocou declarações com o modelo Helcio Feijó nas redes sociais nos últimos dias. Bianca Andrade e Helcio...