STF ordena prisão imediata de Zambelli e envia pedido de extradição à Itália

Com todos os recursos negados, o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), decretou neste sábado (7/6) o início imediato do cumprimento da pena da deputada federal licenciada Carla Zambelli (PL/SP). A decisão é definitiva e inclui prisão em regime fechado, perda do mandato e envio do pedido de extradição ao governo italiano, país onde Zambelli está desde quinta-feira (5/6).

A parlamentar foi considerada foragida após deixar o Brasil no fim de maio rumo à Argentina e, de lá, seguir para os Estados Unidos e depois para a Itália, onde desembarcou no aeroporto de Roma. A fuga levou o ministro Moraes a acatar o pedido da Procuradoria-Geral da República (PGR) pela prisão preventiva da deputada. Ele também solicitou o bloqueio de seus bens e a inclusão de seu nome na difusão vermelha da Interpol, lista que reúne procurados internacionalmente.

Veja as fotos

Foto: Cleia Viana/Câmara dos Deputados (27.mar.2019)
Carla ZambelliFoto: Cleia Viana/Câmara dos Deputados (27.mar.2019)
Reprodução
Carla Zambelli e Walter DelgattiReprodução
Reprodução: Alejandro Zambrana/Secom/TSE
Alexandre de Moraes, ministro do STFReprodução: Alejandro Zambrana/Secom/TSE

A ordem de prisão tem relação com a condenação imposta pela Primeira Turma do STF, que em 15 de maio considerou Zambelli culpada pelos crimes de invasão de sistemas do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e falsidade ideológica, com a colaboração do hacker Walter Delgatti Neto. A dupla foi responsabilizada por inserir documentos forjados nos sistemas da Justiça com o objetivo de causar instabilidade institucional e promover desinformação.

Além de Zambelli, Delgatti também foi condenado e deverá cumprir pena de 8 anos e 3 meses, também em regime fechado. Ambos ainda terão que pagar uma indenização de R$ 2 milhões por danos morais e coletivos.

A decisão de Moraes determina que o Ministério da Justiça e Segurança Pública envie à Itália o pedido formal de extradição, com base no tratado bilateral entre os dois países. Todos os documentos devem ser traduzidos oficialmente para o italiano. A intenção é garantir o retorno da parlamentar ao Brasil para o cumprimento da pena.

A defesa de Zambelli, que era liderada por Daniel Bialski, advogado que deixou o caso após a fuga da parlamentar, alegava contradições na sentença e pedia, ao menos, a redução da pena. Todos os pedidos foram rejeitados.

A sentença contra Zambelli marca o encerramento do processo na instância máxima da Justiça. Não há mais possibilidade de novos recursos.



Fonte: Portal LEODIAS

Ataques cibernéticos sobem 30% no país pós tarifaço; empresa vê hacktivismo

O Brasil registrou uma alta de 30% de ataques cibernéticos originados nos Estados Unidos em meio ao tarifaço de Donald Trump, segundo levantamento da...

Entenda os cinco princípios do plano de Israel para o fim da guerra em Gaza

O gabinete de segurança de Israel adotou cinco princípios para encerrar a guerra em Gaza, incluindo o “controle de segurança israelense na Faixa de...

Avião da Azul faz pouso de emergência em Brasília após ameaça de bomba

Um voo comercial da Azul fez um pouso de emergência em Brasília, na noite desta quinta-feira (7), após uma ameaça de bomba. Segundo a Polícia...