Stonex prevê alta no consumo de gasolina por maior mistura de etanol

A StoneX elevou sua previsão para o consumo brasileiro de gasolina em 2025 em aproximadamente 1,1 bilhão de litros, para um recorde de 46,5 bilhões de litros, com impulso da competitividade da gasolina a partir da decisão do governo de elevar a mistura de etanol no combustível fóssil vendido nos postos.

Com a revisão, a StoneX prevê um aumento de 4,9% nas vendas de gasolina nos postos de combustíveis ante o ano passado.

“O indicador (de vendas da gasolina), portanto, deve superar os valores de 2023, tornando-se o melhor ano da série histórica para o consumo de gasolina C”, disse em nota a analista de Inteligência de Mercado da StoneX, Isabela Garcia.

A partir de 1º de agosto, o governo vai elevar a mistura de etanol anidro na gasolina de 27% para 30%, conforme decisão do Conselho Nacional de Política Energética (CNPE) na véspera.

Com a mudança na mistura, a StoneX prevê ainda um aumento de 760 milhões de litros de demanda por anidro em 2025 — já contabilizando tanto o impacto direto em si do aumento de mistura quanto a possibilidade de um incremento no consumo de gasolina frente ao etanol hidratado.

Enquanto isso, o etanol hidratado, concorrente direto da gasolina nas bombas, deve registrar retração de 7,8% no ano, com volume estimado em 20 bilhões de litros, ante 21,2 bilhões de litros na estimativa anterior.

“Isso porque, com a ampliação na demanda por anidro, o setor produtivo precisará se reorganizar para atender o novo contexto — ou seja, no caso da estrutura de produção brasileira, as usinas de cana precisarão desviar seu mix produtivo do açúcar ou do hidratado para atender o consumo de anidro”, disse o analista de Inteligência de Mercado da StoneX, Marcelo Di Bonifácio, em nota.

Bonifácio afirmou ainda em nota que a paridade entre etanol e gasolina nas bombas, em 2025, não registra as mesmas cifras do ano passado.

“No primeiro trimestre de 2024, por exemplo, essa relação de preços girava em torno de 60%-61% no Estado de São Paulo, extremamente favorável ao etanol hidratado.

Já este ano, essa paridade estacionou ao redor de 67%, ainda benéfica ao etanol, mas em um nível que tem trazido diminuição ao consumo”, disse Bonifácio.

Amazon alerta: IA reduzirá força de trabalho no futuro

Megaoperação: quem são os criminosos mais procurados do Comando Vermelho

A Megaoperação tinha como objetivo principal combater a expansão territorial do Comando Vermelho (CV) e cumprir mandados de prisão contra integrantes e lideranças criminosas,...

O Grande Debate: Classificar PCC e CV como terroristas é solução?

Os comentaristas José Eduardo Cardozo e Caio Coppolla discutiram, nesta sexta-feira (31), em O Grande Debate (de segunda a sexta-feira, às 23h), se classificar...

Ticiane Pinheiro posta clique com esposa de William Bonner; veja

A apresentadora Ticiane Pinheiro, 49, mostrou os bastidores do “Jornal Nacional”, na noite desta sexta-feira (31), que marcou a chegada de César Tralli, 54,...