SUS passa a oferecer vacina ACWY contra meningite para crianças de 12 meses

O Ministério da Saúde anunciou que a partir dessa terça-feira (1º/7), crianças com um ano de idade passarão a receber a vacina meningocócica ACWY pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Essa nova diretriz altera o calendário vacinal infantil: o reforço aplicado aos 12 meses, que antes usava a versão C da vacina, agora será substituído pela ACWY, que oferece proteção ampliada contra quatro tipos da bactéria meningocócica (sorogrupos A, C, W e Y).

“Agora, o SUS garante ainda mais proteção contra as formas mais graves de meningite bacteriana. A vacina ACWY, antes aplicada apenas na adolescência, passa a ser ofertada também para crianças de até um ano. Isso reforça o compromisso do Ministério da Saúde com a proteção da população e o enfrentamento da doença”, declara o ministro da Saúde, Alexandre Padilha.

Veja as fotos

Foto: Divulgação
SUS passa a oferecer vacina ACWY contra meningite para crianças de 12 mesesFoto: Divulgação
Foto: Divulgação
SUS passa a oferecer vacina ACWY contra meningite para crianças de 12 mesesFoto: Divulgação
Foto: Divulgação
SUS passa a oferecer vacina ACWY contra meningite para crianças de 12 mesesFoto: Divulgação

Atualmente, o esquema básico para bebês continua o mesmo: duas aplicações da vacina meningocócica C aos três e cinco meses. A mudança acontece na dose de reforço, que, a partir de julho, será feita com a versão ACWY.

Segundo a pasta, crianças que já completaram o esquema com a vacina meningocócica C não precisam ser revacinadas com a nova fórmula. No entanto, aquelas que ainda não receberam a dose de reforço aos 12 meses poderão ser imunizadas com a vacina ACWY.

Essa atualização faz parte de uma estratégia nacional de combate às meningites. Em 2024, o governo federal lançou um plano com metas até 2030 para intensificar o enfrentamento da doença. O documento foi construído com apoio de entidades da sociedade civil e instituições nacionais e internacionais, em sintonia com os esforços da Organização Mundial da Saúde (OMS).

Antes da ampliação, a vacina ACWY era indicada somente para adolescentes entre 11 e 14 anos, aplicada em dose única ou como reforço, dependendo do histórico vacinal do paciente.

Até junho de 2025, o Brasil contabilizou 4.406 casos confirmados de meningite. Desse total, 1.731 foram provocados por bactérias, 1.584 por vírus e 1.091 por outros agentes ou causas não identificadas. Além da vacina meningocócica, outras imunizações oferecidas no SUS, como BCG, Penta e Pneumocócicas (10, 13 e 23-valente), também contribuem para a prevenção de diferentes tipos da doença.

O que é a meningite?

A meningite é uma condição inflamatória que atinge as meninges, as membranas que envolvem o cérebro e a medula espinhal. Pode ser desencadeada por diversos fatores, como infecções bacterianas, virais, fúngicas ou parasitárias. Há também causas não infecciosas, incluindo efeitos colaterais de medicamentos, doenças autoimunes como o lúpus, câncer com metástase nas meninges e complicações pós-traumáticas ou cirúrgicas. Os quadros bacterianos costumam ser mais comuns nas estações mais frias, enquanto os virais se manifestam com maior frequência durante a primavera e o verão.



Fonte: Portal LEODIAS

Vera Viel aparece de surpresa para prestigiar Rodrigo Faro no “Domingão”

A influenciadora Vera Viel, apareceu de surpresa no quadro “Dança dos Famosos”, no programa “Domingão com Huck” da TV Globo, neste domingo (24). O...

França convoca embaixador dos EUA após alegações de antissemitismo

A França convocou o embaixador norte-americano depois que ele escreveu uma carta ao presidente francês Emmanuel Macron alegando que o país não fez o...

RS: sobe para 42 o número de municípios afetados por temporais

Subiu para 42 o número de municípios que registraram estragos devido aos temporais que atingem o Rio Grande do Sul. A atualização foi divulgada...