Total de transplantes cresce, mas queda de doadores deixa 78 mil na fila de espera

De acordo com o Ministério da Saúde, o Brasil ultrapassou, pela primeira vez, a marca de 30 mil transplantes de órgãos e tecidos realizados no mesmo ano. Foram 30,3 mil procedimentos em 2024 e cerca de 85% deles foram realizados pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Apesar do bom resultado, a coordenadora-Geral do Sistema Nacional de Transplantes revelou que o número de doadores diminuiu: “Vimos o aumento de transplantes, mas a diminuição de doadores. Temos que falar da importância da doação, de quantas vidas podem ser salvas”, afirmou Patrícia Freire.

 

Veja as fotos

Reprodução
Reprodução
Reprodução
Reprodução
Reprodução: gov.br
Ministério da SaúdeReprodução: gov.br

Os dados foram apresentados pelo ministro da Saúde, Alexandre Padilha, nesta quarta-feira (4/6). Segundo ele, novas tecnologias serão integradas, além do reforço em estratégias para ampliar o acesso e reduzir desigualdades regionais.

Nas novidades, está a inclusão do transplante de membrana amniótica no SUS, para tratamento de queimaduras. E também a autorização de transplantes de intestino delgado e multivisceral, voltados a pacientes com falência intestinal irreversível.

Segundo os dados oficiais, os órgãos mais transplantados em 2024 foram:

  • rins (6.320 transplantes),
  • fígado (2.454),
  • córnea (17.107)
  • medula óssea (3.743).

Apesar dos números satisfatórios, a fila de espera segue com 78 mil pessoas. Só no aguardo de rim são mais de 42 mil pacientes. Segundo o Ministério da Saúde, apenas 55% das famílias autorizam a doação dos órgãos.

Para acelerar a compatibilização entre doadores e receptores, depois de autorizado, as autoridades vão expandir o uso da prova cruzada virtual — tecnologia que permite, à distância, avaliar a probabilidade de rejeição ao órgão doado. Hoje, o exame é feito em quatro estados (SP, RS, PI e PE), mas a meta é ampliar para todo o país.

O governo também anunciou a reconfiguração das macrorregiões de transplantes, com prioridade na distribuição dos órgãos entre estados da mesma região geográfica. A medida busca aumentar o número de transplantes nas regiões Norte e Nordeste.



Fonte: Portal LEODIAS

Sargento mata esposa e filha em SP; vítimas foram encontradas abraçadas

Um sargento do Exército Brasileiro, identificado como Pedro Henrique Martins dos Santos, matou a esposa e a filha no Morro Nova Cintra, em Santos, cidade...

Azul deixará de operar em 13 cidades e mais de 50 rotas “não lucrativas”

A Azul informou que deixará de operar em 53 rotas de 13 cidades “não lucrativas”, como medida para reduzir custos e atualizar o plano...

Turistas britânicos são dopados e têm R$ 110 mil roubados na Zona Sul do RJ

Imagens que viralizaram nas redes sociais mostram um turista britânico cambaleando na areia e caindo, na altura do Posto 9 da Praia de Ipanema,...