Trump está em posição delicada no conflito Israel-Irã, diz professor

A posição do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, no conflito entre Irã e Israel é considerada “extremamente delicada”, segundo o professor de Relações Internacionais da FAAP, Lucas Leite, em entrevista à CNN.

Leite explica que a ambiguidade de Trump reflete uma tentativa de avaliar os custos e riscos de uma possível intervenção militar, além de sondar a opinião pública americana.

“Se a pressão aumentar ou diminuir por um lado ou por outro, isso provavelmente vai impactar na tomada de decisão do presidente”, afirma o especialista.

O professor destaca o dilema enfrentado por Trump: “Nós temos hoje uma situação de apoio muito grande a Israel, por grande parte do país, ao mesmo tempo em que grande parte da sua base votou nele, esperando que ele não entrasse nesse tipo de conflito”.

Desafios diplomáticos e geopolíticos

Leite considera improvável uma resolução diplomática no prazo de duas semanas sugerido por Trump, a menos que haja uma escalada do conflito envolvendo outros atores regionais.

O especialista cita a complexidade geopolítica, mencionando o apoio do Paquistão ao Irã, a venda de armamentos pela Rússia e a postura cautelosa da China.

Sobre a possibilidade de um novo acordo nuclear com o Irã, Leite questiona os reais objetivos dos Estados Unidos:

“É mudar o regime no Irã ou é de fato conseguir com que o Irã conceda algum tipo de confirmação de que ele não vai enriquecer o urânio na medida que possa construir armas nucleares?”

O professor alerta para os riscos de uma mudança forçada de regime, citando exemplos históricos como Iraque, Afeganistão e Líbia.

Ele enfatiza a importância de respeitar os princípios do sistema internacional, como a soberania dos países, e sugere que as negociações devem seguir os parâmetros estabelecidos pela Carta da ONU e resoluções internacionais.

Os textos gerados por inteligência artificial na CNN Brasil são feitos com base nos cortes de vídeos dos jornais de sua programação. Todas as informações são apuradas e checadas por jornalistas. O texto final também passa pela revisão da equipe de jornalismo da CNNClique aqui para saber mais.

Maluma interrompe show para alertar mãe sobre riscos do som alto

Durante uma apresentação na Cidade do México, o cantor colombiano Maluma interrompeu o show para conversar com uma mulher que segurava o filho de...

“Oposição está cometendo erro grave”, diz Haddad sobre tarifas dos EUA

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, afirmou, nesta segunda-feira (11/8), que a oposição está “cometendo um erro grave” ao apoiar as sanções comerciais sobre...

Dólar oscila enquanto mercado aguarda anúncio de plano contra tarifaço

O dólar oscila no pregão desta segunda-feira (11/8). A moeda norte-americana abriu em alta, chegou a embalar uma queda e voltou a subir. Às...