A temporada das baleias-jubarte no Brasil começou e o fotógrafo Ulysses Padilha flagrou uma baleia na praia da Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro, no último domingo (1º).
As imagens mostram o animal saltando no mar e nadando com batidas de nadadeiras. Ulysses estava filmando os surfistas no momento em que notou a presença do animal.
“Estava no posto seis, filmando a galera fazendo town {manobra de surf}, o mar com altas ondas, quando no meio da sessão vejo um borrifo da jubarte”, conta o fotógrafo.
O fotógrafo utilizou um drone para captar as imagens. A baleia estava a cerca de 800 metros da faixa de areia. “Consegui pegar um salto dela, foi muito legal”, comemorou Ulysses. “Fiz umas imagens muito rápidas, mas já valeu a pena, as jubartes chegaram em praias cariocas”, concluiu o fotógrafo.
As baleias jubartes migram anualmente para o Brasil em busca de águas quentes e mais rasas para se reproduzirem, de acordo com o Projeto Baleia Jubarte. A temporada se estende entre maio e novembro e a população dos mamíferos se distribui entre São Paulo e o Rio Grande do Norte.