Waack: Brasil parado esperando o fim da briga entre os Poderes

Os ingredientes do confronto entre Executivo, Legislativo e STF são os de uma boa briga. Daquelas que vale a pena fazer pipoca — não fosse o monumental impacto direto sobre a vida de cada um de nós.

Os scripts desse tipo de filme em Brasília costumam ter um final comum: um almoço, jantar ou reunião no qual se anuncia um acordo “histórico” e harmonia entre os Poderes. Claro, com a inevitável afirmação de que as instituições estão funcionando.

Nada impede mais esse encadeamento da atual crise, à qual se seguirá outra mais ou menos igual. Mais ou menos igual, pois tudo gira em torno da disputa política por migalhas do orçamento público — que partidos costumam transformar em ferramentas na defesa de seus interesses particulares. Mas isso é outra história.

Desta vez, o clima do conhecido filme do combate entre Legislativo e Executivo é mais azedo por dois motivos principais: o Congresso pode mais, e o Executivo, menos.

Acabou o dinheiro, mas não a ânsia do governo em arrecadar. O Executivo acha que encontrou, na velha e surrada fórmula petista dos ricos contra os pobres, uma saída para sua dificuldade em ganhar as eleições no ano que vem.

E o STF está mergulhado — e com uma possível palavra final — no cerne dessa questão: o poder do Congresso via emendas e o poder do Congresso em barrar medidas do governo. Ops, eu disse “palavra final”? Desculpem o lapso.

Qualquer que seja a decisão deste momento do STF em relação ao enfrentamento entre Congresso e Planalto, os dados básicos da disputa continuam os mesmos. E o país, literalmente, parado.

Afonso Fernandes recebe homenagem da Equipe Adrenalina após destaque no 27º Campeonato Estadual de Kung Fu

O deputado estadual Afonso Fernandes foi homenageado pela Equipe Adrenalina, integrante da Federação Acreana de Kickboxing, em reconhecimento ao apoio que tem oferecido ao...

Roberto Carlos se despede da irmã durante velório; veja fotos

O cantor Roberto Carlos, 84, compareceu ao velório da irmã, Norma Moreira Braga, que ocorreu no Rio de Janeiro nesta quarta-feira (5). A mulher...

Moraes autoriza réu da trama golpista a fazer o Enem

O ministro Alexandre de Moraes, do STF (Supremo Tribunal Federal), autorizou nesta quarta-feira (5) que o general Mário Fernandes, preso preventivamente no âmbito das...