Em entrevista à CNN, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) avaliou como “lamentável” a crítica do senador Hamilton Mourão (Republicanos) às tarifas anunciadas pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, contra o Brasil.
“Ele que nos aponte o caminho para resolver internamente. Não tem como, hoje em dia, resolver internamente estas questões”, afirmou Mourão nesta terça-feira (15), ao CNN Arena.
“Acho lamentável a declaração dele”, acrescentou.
Mais cedo, Mourão, que foi vice-presidente de Bolsonaro, disse que “há uma injustiça sendo praticada” contra o ex-presidente. “Mas compete a nós, brasileiros, resolvermos isso”, declarou.
“Eu não aceito que o Trump venha meter o bedelho em um caso aqui que é interno nosso”, disse o senador.
Na semana passada, Trump anunciou a imposição de tarifas de 50% sobre produtos importados do Brasil a partir de 1° de agosto.
No documento, Trump inicia falando de Bolsonaro, afirmando que a forma como o Brasil trata o aliado é “uma vergonha internacional” e que a “caça às bruxas” ao aliado deve “acabar imediatamente”.
Trump se referia ao julgamento de Bolsonaro no Supremo Tribunal Federal (STF), em ação na qual é réu por um suposto plano golpista contra o resultado da eleição presidencial de 2022.
O líder americano também abordou, em carta, as decisões do STF contra redes sociais americanas, para bloqueio de perfis e remoção de conteúdo, e questões sobre a balança comercial entre os países – ainda que dados oficiais apontem que ela esteja favorável aos EUA.