Livre no mercado desde outubro, Roberto Mancini mencionou o Botafogo em uma publicação enigmática nas redes sociais nesta terça (1º). O técnico italiano, que já esteve em negociações com John Textor em outro momento, desejou “boa sorte” ao Glorioso.
“Vamos, Botafogo, você é forte. Boa sorte no campeonato”, escreveu Roberto Mancini em seu perfil no Instagram.
A publicação de Roberto Mancini acontece em momento no qual a diretoria do Botafogo está novamente atrás de um treinador após a demissão de Renato Paiva na segunda (30).
Após a saída de Artur Jorge, em janeiro, Roberto Mancini foi um dos alvos de John Textor, mas não houve acerto com o italiano naquela ocasião.O italiano teve o último trabalho na seleção da Arábia Saudita, até outubro de 2024, quando encerrou a passagem após resultados ruins nas eliminatórias para a Copa do Mundo de 2026.
O técnico também já dirigiu a seleção de seu país entre 2018 e 2023, sendo campeão da Euro em 2020, e tem trabalhos históricos por Manchester City-ING, Lazio, Inter e Fiorentina, na Itália.
Em busca do “Botafogo Way”
Como nas demais vezes que esteve atrás de técnicos no mercado, o discurso no Botafogo é de busca por um profissional capaz de por em prática o “Botafogo Way”.Este é o desejo de John Textor, que entende que a equipe deve ser “protagonista” em campo.
Depois da participação no Mundial de Clubes, o próximo compromisso do Glorioso será no dia 13 de julho, contra o Vasco, pela 13ª rodada do Campeonato Brasileiro.
São cerca de duas semanas para a diretoria acertar a contratação e o novo treinador iniciar o trabalho junto ao elenco alvinegro no Rio de Janeiro.
A passagem de Renato Paiva
Renato Paiva chegou ao Botafogo em fevereiro, após o clube passar 54 dias sem técnico após a saída de Artur Jorge. Neste período, o time foi comandado interinamente por Fábio Matias, Carlos Leiria e Cláudio Caçapa, e amargou os vices da Supercopa do Brasil, da Recopa Sul-Americana e a queda precoce no Carioca.
O Palmeiras terminou por ser o adversário da estreia – empate sem gols pelo Brasileirão – e da última partida – derrota no Mundial de Clubes – sob comando de Renato Paiva.
Ao todo, foram 23 partidas, com 12 vitórias, três empates e oito derrotas, com 29 gols pró e 16 gols contra. Sob comando de Paiva, o time conquistou a classificação para as oitavas de final da Libertadores e da Copa do Brasil, e está na oitava posição da Série A do Campeonato Brasileiro, com 18 pontos em 11 jogos.
Botafogo encerra campanha no Mundial de Clubes com premiação milionária