Ícone do site O SERINGAL

Análise: Brics forma um grupo incongruente

analise:-brics-forma-um-grupo-incongruente

Análise: Brics forma um grupo incongruente

O analista de Internacional da CNN Lourival Sant’Anna apresentou uma avaliação crítica sobre o grupo Brics, caracterizando-o como incongruente em seus posicionamentos globais. Sant’Anna argumentou que a relevância do bloco pode ser questionada devido à falta de coesão entre seus membros.

Segundo o analista, as declarações do grupo podem ser vistas de duas perspectivas: como uma análise isenta ou como um posicionamento contra outro grupo. No entanto, ele ressalta que certas declarações, como as relacionadas ao Irã, carecem de lógica e contexto completo.

Críticas à governança global

Sant’Anna apontou contradições na abordagem do Brics sobre governança global, citando o veto de China e Rússia a resoluções do Conselho de Segurança da ONU que condenam a invasão da Ucrânia. Ele argumenta que tais ações minam a credibilidade do grupo em questões internacionais.

O analista também destacou a incongruência entre os valores do Brasil e sua participação no bloco, afirmando: “É um grupo muito incongruente e isso tira a força e até a relevância dele”. Sant’Anna sugere que o Brasil está jogando contra seus próprios valores e sua Constituição ao alinhar-se com certas posições do Brics.

Citando o presidente argentino, Javier Milei, Sant’Anna comparou o Brics a uma “nova cortina de ferro”, sugerindo que o grupo se opõe ao capitalismo, à democracia e aos valores ocidentais. Esta caracterização levanta questões sobre o papel do Brasil dentro do bloco e suas implicações para a política externa do país.

Os textos gerados por inteligência artificial na CNN Brasil são feitos com base nos cortes de vídeos dos jornais de sua programação. Todas as informações são apuradas e checadas por jornalistas. O texto final também passa pela revisão da equipe de jornalismo da CNNClique aqui para saber mais.
Sair da versão mobile