Anvisa proíbe vendas de azeite, molho, polpa e champignon; saiba quais

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) suspendeu nessa segunda-feira (7/7) a comercialização de quatro alimentos que apresentaram irregularidades em testes laboratoriais. Os produtos são azeite extravirgem, polpa de morango, molho de alho e champignon em conserva.

A decisão foi tomada após testes laboratoriais apontarem irregularidades nos produtos, como presença de substâncias acima do permitido e até de origem desconhecida.

Entre os itens suspensos está a polpa de morango da marca De Marchi, lote 09437-181, com validade até novembro de 2026. O produto apresentou “matérias estranhas” no teste feito pelo Laboratório Central de Saúde Pública de Santa Catarina (Lacen-SC).

Leia também

Já o champignon em conserva da marca Imperador, fabricado pela Indústria e Comércio Nobre, teve o recolhimento determinado após laudo apontar excesso de dióxido de enxofre – um conservante que, em grandes quantidades, pode causar reações adversas. A análise foi realizada pelo Lacen do Distrito Federal.

Azeite sem origem conhecida

Entre os produtos suspensos está o azeite extravirgem da marca Vale dos Vinhedos, importado pela empresa Intralogística Distribuidora Concept Ltda. Segundo a Anvisa, o produto não teve a origem comprovada e foi reprovado nos testes de rotulagem e composição físico-química.

“A comercialização, distribuição, fabricação, importação, propaganda e uso do produto estão proibidas”, informou a agência.

A Associação dos Produtores de Vinhos Finos do Vale dos Vinhedos, detentora da indicação geográfica “Vale dos Vinhedos” para vinhos e espumantes, afirmou ao Metrópoles que não tem qualquer relação com a empresa citada pela Anvisa e que acionou seu departamento jurídico para avaliar possíveis medidas diante do que diz ser uso indevido da marca.

Recolhimento

A lista da agência inclui ainda o molho de alho da marca Qualitá, fabricado pela Sakura Nakaya Alimentos. O lote 29, com validade até janeiro de 2026, apresentou teor de dióxido de enxofre acima do permitido.

Todos os lotes citados devem ser recolhidos do mercado, e os consumidores são orientados a não utilizar os produtos. A decisão foi publicada no Diário Oficial da União.

A reportagem entrou em contato com as empresas responsáveis pelos alimentos e aguarda posicionamento.

Siga a editoria de Saúde e Ciência no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto!



Fonte: Metrópoles

Márcia Fu relata golpe milionário que levou após se aposentar no vôlei

Márcia Fu detalhou um golpe milionário que levou logo após se aposentar das quadras. Atualmente com 56 anos, a medalhista olímpica decidiu seguir carreira...

Confira os resultados deste domingo pela Série D do Brasileirão

O Metrópoles transmite pelo YouTube, ao vivo e com imagens, todos os jogos de volta das oitavas de final do Brasileirão Will Bank Série...

Corinthians vence Vasco fora de casa e se distancia da zona da degola

Na continuação da 21ª rodada do Brasileirão, o Vasco recebeu o Corinthians no Estádio São Januário, neste domingo (24/8). O Timão se deu melhor...