João Fonseca continua a riscar o próprio nome na história do tênis nacional. Mesmo com a eliminação na terceira rodada de Wimbledon, o jovem de 18 anos garantiu um feito inédito: será o tenista brasileiro mais jovem a integrar o top-50 do ranking da ATP desde a criação da lista em 1973.
A confirmação do 48º lugar na próxima atualização da classificação, prevista para o dia 14 de julho, veio após a derrota do croata Marin Cilic para o italiano Flavio Cobolli nas oitavas de final do Grand Slam britânico. Cilic era o único jogador que ainda podia impedir o avanço de Fonseca na tabela.
Veja as fotos
Com o novo ranking, João Fonseca ultrapassa a marca atingida por Gustavo Kuerten, considerado o maior tenista da história do Brasil. Guga alcançou o top-50 aos 20 anos e 9 meses, enquanto Fonseca chega lá com apenas 18. Ele será o 17º brasileiro a ocupar uma posição entre os 50 melhores tenistas do mundo.
No próprio torneio de Wimbledon, Fonseca já havia encerrado um jejum de 14 anos para o país. Ao chegar à terceira rodada, tornou-se o primeiro brasileiro desde Thomaz Bellucci, em 2010, a alcançar essa fase da competição. Estreante no torneio, o carioca foi eliminado pelo chileno Nicolas Jarry, mas valorizou a experiência.
“Eu poderia ter feito algo diferente? Poderia, mas assim a gente não cresce como jogador”, disse Fonseca, ao comentar sua atuação no Grand Slam.
Então, é seguir trabalhando, seguir com a mente positiva. O aprendizado foi que, quando estiver dois sets abaixo, ainda dá para ganhar a partida”, constatou.
O próximo compromisso de Fonseca no circuito já tem data: será o Masters 1000 de Toronto, no Canadá, com início marcado para o dia 27 de julho. Existe, ainda, a possibilidade de o brasileiro disputar outro torneio antes, caso receba convite para participar de alguma competição nas próximas semanas.
Transforme seu sonho com a força do esporte. Aposte agora na Viva Sorte! Acesse clicando aqui!
Fonte: Portal LEODIAS