Às vésperas da COP30, buscas por unidades de conservação crescem em 50%

O mundo celebra, nesta segunda-feira (28), o Dia Mundial da Conservação da Natureza. A data foi escolhida pela Organização das Nações Unidas (ONU) para ajudar na tarefa da conscientização da população mundial a respeito da importância do meio ambiente.

No Brasil, as atenções à questão ambiental têm saltado, sobretudo, em razão da COP30, que será realizada em Belém, em novembro. Dados da Bulbe Energia evidenciam que as buscas pelo termo “unidade de conservação” no Google cresceram 50% nos últimos 12 meses e somaram mais de 1 milhão de pesquisas relacionadas. Os números, segundo a empresa, mostram o crescimento do interesse da população pelo tema e, consequentemente, uma vontade mais de visitar esse tipo de área.

O levantamento observou ainda o volume de busca associado a cada unidade de conservação individualmente e mostra que o estado de São Paulo reúne seis das 15 mais buscadas, somando 40% do total de pesquisas. Quem está na liderança é o Parque Estadual da Cantareira (Núcleo Pedra Grande), localizado na zona norte da cidade de São Paulo, que acumulou mais de 161 mil buscas no último ano.

Completam o pódio o Parque Nacional da Serra da Capivara, no Piauí, com 127 mil buscas, e o Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, em Goiás, com cerca de 115 mil. O primeiro é famoso por abrigar sítios arqueológicos, pinturas rupestres e cânions únicos; o segundo, por sua vez, reúne trilhas e cachoeiras com paisagens típicas do Cerrado.

Essas áreas são regulamentadas pelo Sistema Nacional de Unidades de Conservação da Natureza (SNUC) e têm o objetivo de conservar ecossistemas, proteger espécies ameaçadas e preservar paisagens, rios e florestas. Entre suas principais categorias, por exemplo, estão os Parques Nacionais, Estaduais e Municipais, as Florestas Nacionais, as Áreas de Proteção Ambiental e as Reservas Extrativistas.

Confira abaixo a lista de unidades de conversação mais buscas

  1. Parque Estadual da Cantareira — Núcleo Pedra Grande (SP): 161.400 buscas
  2. Parque Nacional da Serra da Capivara (PI): 127.100 buscas
  3. Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros (GO): 114.600 buscas
  4. Parque Nacional dos Lençóis Maranhense (MA): 112.000 buscas
  5. Parque Estadual do Utinga Camilla Vianna (PA): 96.300 buscas
  6. Parque Nacional da Serra dos Órgãos (RJ): 93.100 buscas
  7. Parque Estadual da Pedra Branca (RJ): 77.700 buscas
  8. Parque Natural Municipal Estoril (SP): 62.470 buscas
  9. Paque Estadual da Serra do Mar (SP): 59.600 buscas
  10. Parque Natural Municipal de Nova Iguaçu (RJ): 56.100 buscas
  11. Parque Estadual Juscelino Kubitschek (MG): 53.800 buscas
  12. Floresta Nacional de Brasil (DF): 52.400 buscas
  13. Parque Estadual do Jaraguá (SP): 51.900 buscas
  14. Área de Proteção Ambiental Tanquã/Rio Piracicaba (SP): 47.880 buscas
  15. Parque Estadual do Juquery (SP): 44.900 buscas

Veja também: Mudanças climáticas causam impactos profundos na saúde

Animais que podem “prever” o clima, de acordo com a ciência

Zé Felipe fala nas redes pela 1ª vez após término com Ana Castela

O cantor Zé Felipe, 27, usou as redes sociais pela primeira vez depois de ter anunciado o fim do relacionamento com a cantora Ana...

Bolsas da Europa caem levemente em pregão encurtado pelo Ano Novo

Os mercados acionários da Europa encerram o pregão mais cedo nesta quarta-feira (31) e permanecerão fechados amanhã (1) devido ao feriado de Ano Novo....

Bolsas asiáticas fecham mistas após sinais de recuperação na China

As bolsas da Ásia e do Pacífico fecharam sem direção única nesta quarta-feira (31), antes do feriado de Ano-Novo, enquanto investidores avaliavam discretos sinais...