Um asteroide de 67 metros deve passar a cerca de 633.000 quilômetros da Terra na próxima segunda-feira (28). O tamanho do corpo celeste é comparável ao de um prédio de 20 andares ou a um avião de grande porte.
Embora, em termos espaciais, o asteroide 2025 WO vá passar próximo ao nosso planeta, a Nasa assegura que não há risco de colisão e que encontros desse tipo são rotineiros.
Na verdade, eles são tão rotineiros que deve acontecer mais quatro vezes entre esta sexta-feira (25) e a próxima segunda (28). Cinco asteroides com tamanhos entre 30 e 70 metros devem se aproximar da Terra nesses próximos dias.
Todos eles estão sendo monitorados pela Nasa e devem seguir seus caminhos de maneira segura, sem risco de colisão.
Para ser classificado como potencialmente perigoso pela agência espacial, um corpo celeste precisa ter mais de 140 metros de diâmetro e se aproximar a 7,5 milhões de quilômetros ou menos da órbita da Terra.
“Aproximações acontecem o tempo todo. É apenas parte da estrutura do sistema solar”, falou Davide Farnocchia, especialista em asteroides do Centro de Estudos de Objetos Próximos à Terra da Nasa, em entrevista à ABC News sobre o 2025 WO. “Sabemos exatamente onde ele estará. Provavelmente saberemos onde ele estará pelos próximos 100 anos.”
Possível impacto de asteroide causaria “inverno” global por anos