Um ataque de drones russos à cidade ucraniana de Kharkiv danificou uma maternidade nesta sexta-feira (11), informaram autoridades, aterrorizando pacientes com janelas quebradas e cacos de vidro caindo sobre as camas, levando famílias a correrem para abrigar os bebês.
Três mulheres e três recém-nascidos sofreram estresse agudo e receberam atendimento médico, segundo promotores regionais de Kharkiv.
Ao todo, nove pessoas ficaram feridas na cidade e um prédio de apartamentos também foi danificado pela investida.
Oleksandra Lavrynenko estava no hospital logo após dar à luz. “Acordamos e ouvimos um apito muito alto. Meu marido e eu nos levantamos e rapidamente fomos até o nosso pequeno, e naquele momento houve um impacto e as janelas se estilhaçaram”, relatou.
Eles correram para abrigar Maksym, de apenas um dia de vida, no subsolo.
“Foi muito assustador, porque eu estava tão cheia de adrenalina que provavelmente esqueci que levei pontos. Agora estou me recuperando lentamente do choque”, contou Lavrynenko.
“É muito difícil e assustador dar à luz neste momento”,
disse ela, deitada ao lado do filho.
Cacos de vidro se espalhavam pelo chão e pelos leitos da unidade médica, e pacientes e funcionários se preparavam para fugir.
Oleksandr Kondriatskyi, um dos médicos, informou que o ataque danificou a lateral do prédio onde ficavam as salas de parto e cirurgia.
“Todos, tanto a equipe quanto as mulheres, sofreram muito estresse”, expressou, acrescentando que algumas das pacientes deram à luz há apenas alguns dias, sendo submetidas a cirurgias.
Aumento dos ataques russos
A Rússia aumentou a intensidade dos ataques aéreos nas últimas semanas e realizou mais ataques com mísseis e drones em toda a Ucrânia.
Desde o lançamento da invasão em larga escala em 2022, a segunda maior cidade da Ucrânia, Kharkiv, localizada no nordeste do país, tem sido alvo frequente das ofensivas russas.
Uma pessoa morreu e pelo menos outras cinco ficaram feridas em decorrência de vários ataques russos realizados na região ao longo do último dia, disse o governador Oleh Syniehubov.