Autoridades da Previdência faltam a debate sobre descontos do INSS

Em debate público sobre os descontos indevidos do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) na Câmara, nesta quarta-feira (2), o ministro da Previdência Social, Wolney Queiroz, e o presidente do INSS, Gilberto Waller, foram convidados, mas não compareceram.

De acordo com o secretário do Regime Geral de Previdência Social, Adroaldo Portal, “desde o primeiro contato, esteve no radar do ministro [Wolney Queiroz] estar aqui hoje”.

“Mas tanto Wolney quanto o presidente do INSS, autoridades do Ministério da Previdência, estão totalmente empenhados na adoção de medidas que viabilizem, o mais rapidamente possível, o ressarcimento das pessoas lesadas nesse processo”, acrescentou.

Ainda segundo Adroaldo, desde que a operação foi deflagrada pela PF (Polícia Federal), sobre a fraude no INSS, “há uma gigantesca mobilização do governo federal para, rapidamente, apurar quem são as pessoas lesadas, quem realmente foi prejudicado nesse processo e, imediatamente, proceder à devolução dos recursos indevidamente retirados dessas pessoas”.

Adroaldo, explicou que, além do site e da central de atendimento do INSS, os cidadãos prejudicados pelos descontos indevidos também podem buscar atendimento por meio do convênio da autarquia com os Correios.

A medida visa ampliar os canais de acesso à devolução dos valores cobrados irregularmente.

“Nós estamos no limiar do início desse processo [de devolução dos valores]”, afirmou.

O secretário também ressaltou a urgência em atender os segurados mais vulneráveis: “Aposentados não podem esperar, não podem aguardar decisão judicial que vai levar um, dois ou três anos. Então o Estado antecipará esse pagamento aos aposentados e pensionistas”.

AGU (Advocacia-Geral da União) apresentou ao STF (Supremo Tribunal Federal), nesta quarta-feira, um plano operacional para ressarcimento de beneficiários do INSS. No documento, órgão reforça pedido para abertura de crédito extraordinário.

*Com informações de João Scavacin, e João Rosa, da CNN

CNI: 70% veem carga tributária elevada como maior problema do Custo Brasil

Uma discussão antiga é sobre as dificuldades estruturais, burocráticas, econômicas e logísticas que prejudicam o ambiente de negócios no país. Ao “preço pago” por...

Fiéis esculpem bolo com rosto do papa Leão XIV para aniversário de 70 anos

Fiéis da antiga diocese do papa Leão XIV, na cidade de Chiclayo, no norte do Peru, comemoraram o 70º aniversário do pontífice no domingo...

Fortaleza terá semana com chuvas leves e céu parcialmente nublado

Fortaleza terá uma semana com temperaturas estáveis entre 24°C e 28°C, de 15 a 21 de setembro. O período será marcado por céu parcialmente...