Banhistas mergulham no rio Sena após reabertura para nado

Os parisienses aproveitaram para dar um mergulho no Rio Sena neste sábado (5), quando as autoridades abriram o local para nado público pela primeira vez desde 1923, após uma extensa operação de limpeza impulsionada pela utilização das águas como sede das Olimpíadas de Paris, em 2024.

Três locais ao longo das margens do Sena poderão receber mais de 1.000 pessoas diariamente até o dia 31 de agosto, disseram autoridades locais.

“Estamos especialmente felizes por termos provado que os céticos estavam errados e por podermos cumprir os compromissos que assumimos inicialmente, em algo que era muito grande e muito complicado de realizar”, disse Pierre Rabadan, vice-prefeito de Paris.

A reabertura do Sena para nado público segue os esforços das autoridades para melhorar a qualidade da água para que ela pudesse ser usada nos jogos olímpicos do ano passado.

Os investimentos incluíram a conexão de milhares de residências ao sistema de esgoto, a modernização das estações de tratamento de água e a construção de grandes reservatórios de água da chuva para evitar o transbordamento do esgoto durante fortes tempestades.

Embora tenham ocorrido atrasos, causados ​​pelo impacto das fortes chuvas que afetaram algumas sessões de treinamento olímpico e o evento de triatlo masculino, as competições no Sena foram realizadas, reforçando a confiança na segurança do rio para nado público.

Testes diários de qualidade da água serão realizados durante a temporada para nado público, com bandeiras verdes e vermelhas – semelhantes aos sistemas de segurança de praias – indicando se as áreas de natação estão abertas ou fechadas.

“Obviamente, se abrirmos a área é porque a água está em conformidade com os regulamentos, não representando absolutamente nenhum perigo para as pessoas que vão nadar”, disse Rabadan à Reuters.

Além dos três locais dentro de Paris, 14 áreas para nado público fora dos limites da capital serão instaladas nos rios Sena e Marne. Duas delas já foram abertas no Marne em junho.

Prêmio Multishow 2025: conheça Danilo e Davi, que ganharam Revelação do Ano

A dupla sertaneja Danilo e Davi ganhou como Artista Revelação no Prêmio Multishow 2025, nesta terça-feira (9), após consolidar uma das trajetórias mais rápidas...

Trump elogia ataques a barcos e sugere ofensiva em terra na Venezuela

Durante um discurso na Pensilvânia nesta terça-feira (9), o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, aproveitou um momento para destacar os recentes ataques dos...

Prêmio Multishow: Gaby Amarantos cita Ivete recém-solteira em música

A cantora Gaby Amarantos, 47, mencionou a recém-solteira Ivete Sangalo, 53, durante a sua apresentação no Prêmio Multishow. Na noite desta terça-feira (9), a paraense...