O Barcelona voltou atrás e cancelou o jogo que marcaria a reabertura do Camp Nou. Em comunicado oficial nesta sexta-feira (18), o clube catalão anunciou a suspensão da partida, que seria no dia 10 de agosto.
“O FC Barcelona informa que suspendeu o primeiro jogo de volta ao Spotify Camp Nou, que coincidia com a celebração do Troféu Joan Gamper no próximo dia 10 de agosto. Esta decisão deve-se ao fato de que a execução dos trabalhos necessários para cumprir com os requisitos da Ordenança Reguladora dos Procedimentos de Intervenção Municipal em Obras tornou inviável completar os trâmites necessários para a concessão da licença de primeira ocupação”, diz a nota.
O jogo amistoso Troféu Joan Gramper marcaria a abertura da temporada para o Barcelona, como havia sido anunciado pelo presidente do clube, Joan Laporta. Agora a partida será realizada no Estádio Johan Cruyff, também em Barcelona. O clube afirmou que as novas informações serão divulgadas em breve.
Fechado desde 2023
O Camp Nou está fechado para obras de reforma desde 2023, o último jogo da equipe no estádio foi em maio daquele ano, na vitória por 3 a 0 sobre o Mallorca pela penúltima rodada da LaLiga 2022/23.
Desde que a reforma foi iniciada, o time catalão vem jogando no estádio Olímpico de Montjuic, também em Barcelona. Nesta casa temporária, a equipe do técnico Hansi Flick faturou o título do Campeonato Espanhol e da Copa do Rei e alcançou a semifinal da Liga dos Campeões.
Previsão de retorno e nova capacidade
A previsão é que as obras estejam 100% concluídas no meio de 2026, com o Camp Nou pronto para uso total a partir da temporada 2026/27. Entretanto, o clube catalão planejava voltar ao estádio em 2024, com capacidade reduzida para 60%, o que não aconteceu devido a atrasos na obra.
O novo Spotify Camp Nou terá capacidade para 105 mil torcedores (antes da reforma, abrigava pouco mais de 99 mil pessoas), com todos os assentos cobertos. O investimento total no projeto foi estimado em 1,5 bilhão de euros (R$ 8 bilhões).
-
1 de 5Spotify Camp Nou terá capacidade para 105 mil torcedores • Divulgação/Spotify Camp Nou
-
2 de 5Estádio do Barcelona tem previsão de reinauguração em junho de 2026 • Divulgação/Spotify Camp Nou
-
3 de 5Casa do Barça foi inaugurada em 1957 e, antes da reforma, tinha capacidade para pouco mais de 99 mil torcedores • Divulgação/Spotify Camp Nou
-
-
4 de 5Spotify, plataforma de streaming de músicas, comprou os naming rights do estádio • Divulgação/Spotify Camp Nou
-
5 de 5Barcelona estima que gasto com as obras do Camp Nou e de outros edifícios do clube seja de aproximadamente 1,5 bilhão de euros • Divulgação/Spotify Camp Nou
Veja o comunicado do Barcelona na íntegra
O FC Barcelona informa que suspendeu o primeiro jogo de volta ao Spotify Camp Nou, que coincidia com a celebração do Troféu Joan Gamper no próximo dia 10 de agosto. Esta decisão deve-se ao fato de que a execução dos trabalhos necessários para cumprir com os requisitos da Ordenança Reguladora dos Procedimentos de Intervenção Municipal em Obras tornou inviável completar os trâmites necessários para a concessão da licença de primeira ocupação.
Especificamente, devido à magnitude da obra realizada, foi impossível cumprir com todos os requisitos exigidos pelas normas que regulam a obtenção dessa licença, apesar da vontade do Clube de colocar o Spotify Camp Nou em funcionamento por setores.
O Clube trabalha em conjunto com a Prefeitura de Barcelona e os órgãos envolvidos para avançar nos diferentes requisitos e comunicará aos sócios e sócias do FC Barcelona qualquer nova informação relativa à data de retorno. Este atraso não afeta o calendário de pagamentos previsto para a devolução da dívida do Espai Barça.
Mais informações sobre a edição de 2025 do Troféu Joan Gamper, que será disputado no estádio Johan Cruyff, serão publicadas em breve.