BBC questiona número de público divulgado no show de Lady Gaga no Rio

A quantidade de pessoas no megashow gratuito de Lady Gaga em Copacabana, no Rio de Janeiro, entrou em debate após a BBC, emissora britânica, divulgar no último domingo (13/7) uma investigação que contesta os números oficiais divulgados pela prefeitura. De acordo com o levantamento feito pela equipe do quadro BBC Verify, o público presente seria de aproximadamente 660 mil pessoas, bem abaixo dos 2,1 milhões anunciados pelas autoridades brasileiras.

O questionamento surgiu a partir de uma dúvida enviada por um leitor do Reino Unido, Andrew, da cidade de Bristol, que achou improvável o número divulgado. A partir daí, o time da BBC iniciou uma análise técnica, contando com o auxílio de especialistas em cálculo de densidade de multidões.

Veja as fotos

Foto: Brazil News
Lady Gaga no Rio de JaneiroFoto: Brazil News
Reprodução: X
Legião de fãs batendo leque no show de Lady GagaReprodução: X
Foto: Brazil News
Show de Lady Gaga foi um marco para cantora e fãsFoto: Brazil News
Foto: Arquivo pessoal
Show de Lady Gaga foi um marco para cantora e fãsFoto: Arquivo pessoal
Reprodução: Instagram
Lady Gaga agradece ao público brasileiro de show histórico em CopacabanaReprodução: Instagram
Foto: Brazil News
Lady Gaga durante o show deste sábado (3/5) no Rio de JaneiroFoto: Brazil News

A metodologia do estudo utilizou imagens aéreas, a localização dos telões instalados ao longo da praia, e a distância entre marcos como os hotéis Copacabana Palace e Hilton para estimar a área ocupada pelo público. Segundo os cálculos, a plateia se concentrou em uma faixa de 140 mil metros quadrados, o equivalente a cerca de 20 campos de futebol.

Com base nas diretrizes britânicas de segurança para eventos, que recomendam cerca de 4,7 pessoas por metro quadrado, a BBC concluiu que o máximo possível de espectadores seria algo em torno de 660 mil. Mesmo considerando uma superlotação e presença em prédios ao redor, o número não se aproximaria nem da metade dos 2,1 milhões estimados pela prefeitura.

O especialista Keith Still, consultado pela emissora, afirmou que a praia de Copacabana poderia comportar mais de 2 milhões de pessoas, mas apenas se toda a extensão de 4 km da areia estivesse tomada, o que não aconteceu no evento da cantora.

Apesar da contestação, a Prefeitura do Rio de Janeiro manteve os números divulgados, mas não explicou como os cálculos foram realizados. Vale lembrar que a própria Lady Gaga celebrou a marca em suas redes sociais, dizendo ter cantado para 2,5 milhões de pessoas, número ainda maior que o anunciado oficialmente.

Mesmo com as dúvidas, o show entrou para o Guinness Book como o maior público da história para um evento gratuito de uma artista feminina. A apresentação faz parte da “Mayhem Ball Tour”, turnê de divulgação do álbum Mayhem, lançado em março de 2025.



Fonte: Portal LEODIAS

Câmara aprova em 1º turno PEC sobre dívidas municipais

A Câmara aprovou, em primeiro turno, nesta terça-feira (15) a proposta que determina a renegociação de dívidas municipais com novo prazo para o parcelamento...

Waack: Brasil tropeça no campo minado da geopolítica

Quem compra muito da Rússia vai sofrer também sanções por parte de países da Otan, lideradas pelos Estados Unidos. E o Brasil compra muito da...

Documentário sobre a ginasta Simone Biles é indicado ao Emmy

A ginasta Simone Biles recebeu sua primeira indicação ao Emmy da carreira. O documentário “O Retorno de Simone Biles”, produzido pela Netflix, concorrerá na...