BC espera BRB e Master definirem “perímetro da operação” para analisar compra

O presidente do Banco Central, Gabriel Galípolo, disse, nesta quarta-feira (9/7), que aguarda o que chamou de “definição do perímetro da compra” do Banco Master pelo Banco de Brasília (BRB) para finalizar a análise da viabilidade da operação. A autoridade monetária disse ainda que não cabe ao BC “julgar conveniência” do negócio, mas suas questões técnicas.

“As duas instituições estão definindo o perímetro da operação e, a partir daí, o Banco Central faz uma análise da viabilidade da operação, sem julgar a conveniência para os seus acionistas para a operação”, explicou o presidente do BC.

Ele completou: “Uma vez concluído o que seria o perímetro, a intenção, vamos dizer assim de um banco vender para o outro, a equipe do Banco Central se debruça sobre esse tema para poder analisar”.

A declaração foi dada durante audiência pública convocada pela Comissão de Finanças e Tributação (CFT) da Câmara dos Deputados. Os requerimentos foram feitos pelos deputados Florentino Neto (PT-PI), Laura Carneiro (PSD-RJ) e Pauderney Avelino (União-AM).

Galípolo foi convidado para falar sobre a atuação do banco na economia e a prestar esclarecimentos sobre a eventual autorização da aquisição do Banco Master pelo BRB.

Leia também

BC analisa viabilidade da operação

Galípolo reforçou, na audiência, que o BC “não julga a conveniência da aquisição de ativos, ou fusão e aquisição”. Ou seja, não está na alçada da autoridade monetária avaliar se as instituições estão fazendo “um bom ou mau negócio”, nas palavras do presidente.

“Ao falar de aquisição ou fusão de bancos, o Banco Central não julga a conveniência da aquisição de ativos, ou fusão e aquisição. O Banco Central não tem no seu mandato a prerrogativa de falar assim: ‘acho que você está fazendo um bom negócio ou um mau negócio para o comprador ou vendedor’. Não está dentro da minha alçada poder analisar isso”, concluiu.

Ele frisou que o único papel do BC é analisar a viabilidade da operação, seja de aquisição ou fusão de bancos. Segundo Galípolo, a autoridade monetária segue pedindo informações aos bancos envolvidos para saber a dimensão do perímetro.



Fonte: Metrópoles

Operação policial mira fraude que emitiu mandado de prisão de Lula e Moraes

A Polícia Civil de Goiás deflagrou, na manhã desta quinta-feira (5), uma operação para combater fraudes cibernéticas interestaduais que atingiram sistemas do CNJ (Conselho...

Terras indígenas no AM estão entre as mais pressionadas, segundo relatório

Sete das 10 terras indígenas mais pressionadas, de outubro a dezembro de 2025, pertencem ao Amazonas. Segundo o relatório do Imazon (Instituto do Homem...

À CNN, Tom Blyth diz que passou por transformação após “De Férias com Você”

“De Férias com Você” é novo romance hit da Netflix. A produção estreou há um mês no serviço de streaming e mexeu com coração...