Bocalom, prefeito de Rio Branco, escalou o consultor Carlos Augusto Coelho, o professor Coelho, dono de uma empresa de articulação e consultoria política, para montar uma estratégia capaz de reunir apoio articulado à sua pretensa candidatura a governador. A ele, se junta Paulo Ximenes, superintendente do Ministério da Pesca no governo Lula.
O cargo é da lavra do senador Sérgio Petecão, ex-aliado e agora inimigo mortal do prefeito. O grupo, orientado também pelo prefeito e pelo senador Márcio Bittar, contratou um instituto de pesquisas de fora do Acre. A idéia é obter um panorama das intenções de votos para governo e senador, para mero consumo interno. A metodologia da pesquisa já teria sido aprovada.
Coelho foi alto servidor da Aleac quando Sérgio Petecão era presidente, e passou a assessorar o senador inclusive quando Petecão era aliado do prefeito. Uma imagem obtida por oseringal (veja a capa) mostra a dupla reunida com o secretário de Articulação de Rio Branco, Renan Biths, em encontro político que discutiu, ainda, uma possível aliança com o ex-prefeito de Cruzeiro do Sul, o “missionário” da Igreja Batista do Bosque Ilderley Cordeiro (veja matéria abaixo).
Renan Biths já foi ajudado por Mailza Assis, vice-goernadora e candidata única do grupo que elegeu Bocalom, mas hoje ele coordena um grupo que tenta minar sua natural sucessão.