Brasil faz história e conquista ouro na Copa do Mundo de ginástica rítmica

A seleção brasileira de ginástica rítmica escreveu um novo capítulo na modalidade neste sábado (19). Em Milão, a equipe garantiu a primeira medalha de ouro do país no conjunto geral em uma etapa da Copa do Mundo, superando Japão e China em uma disputa marcada por apresentações de alto nível.

Duda Arakaki, Maria Paula Caminha, Mariana Gonçalves, Sofia Pereira e Nicole Pírcio brilharam na série mista (três bolas e dois arcos), ao som do clássico “Evidências”. As brasileiras somaram 26.900 pontos na apresentação decisiva, resultado que, combinado aos 25.950 obtidos na última sexta-feira, assegurou o topo do pódio com um total de 52.850. O Japão ficou com a prata (50.500), enquanto a China completou o pódio com o bronze (50.200).

“Conquistamos a nossa primeira medalha de ouro no conjunto geral em uma etapa da Copa. Já havíamos conseguido bronze e prata, e agora subimos mais este degrau. Estamos felizes e sabemos que neste domingo poderá ser ainda melhor”, afirmou a treinadora Camila Ferezin, destacando a importância do resultado antes do Campeonato Mundial, que será disputado no Brasil.

O desempenho em Milão confirma o bom momento da seleção. Em maio, o Brasil já havia sido campeão do conjunto geral na World Challenge Cup de Portimão, em Portugal.

No individual, Bárbara Domingos também mostrou consistência. A ginasta curitibana terminou em nona no geral e se classificou para as finais da fita, do arco e da bola.

Neste domingo (20), o Brasil volta à quadra para as finais das séries de cinco fitas e mista, com chances de ampliar a coleção de medalhas na Itália.

Por que os EUA estão enfrentando tantas enchentes repentinas?

Inundações repentinas chamaram atenção no início deste mês nos Estados Unidos, com recordes sendo quebrados quase consecutivamente em várias regiões do país, como no...

Putin está pronto para discutir paz na Ucrânia, diz porta-voz do Kremlin

O presidente russo, Vladimir Putin, está pronto para avançar em direção a um acordo de paz com a Ucrânia, mas o principal objetivo de...

Terremoto de magnitude 7,4 atinge a região leste da Rússia, diz agência

Um terremoto de magnitude 7,4 atingiu a costa da região de Kamchatka, no extremo leste da Rússia, neste domingo (20), informaram agências de monitoramento...