Brasil fecha Jogos Universitários com sucesso e mira campanha em 2027

O Brasil encerrou, no último final de semana, a participação nos Jogos Mundiais Universitários Reno-Ruhr 2025. Ao todo, a delegação brasileira conquistou 12 medalhas em diferentes modalidades.

A última delas, de forma emocionante, com o basquete masculino, que derrotou os Estados Unidos após ficar mais de 19 pontos atrás no placar. A vitória quebrou marca de 62 anos sem vencer na modalidade.

Após o resultado positivo, o planejamento para os jogos na Coreia do Sul, em 2027, já começaram.

Leia também

3 imagensAtletas do TaekwondoAtletas do judô garantiram o bronze na disputa por equipesFechar modal.1 de 3

Basquete masculino ficou com o ouro

Célio Júnior/ CBDU2 de 3

Atletas do Taekwondo

Célio Júnior/ CBDU3 de 3

Atletas do judô garantiram o bronze na disputa por equipes

André Pimentel/ CBDU

Alim Maluf Neto, presidente da Confederação Brasileira do Desporto Universitário, fez uma avaliação sobre as conquistas do Brasil na edição dos jogos realizados na Alemanha.

“O balanço foi muito positivo. Conquistamos 12 medalhas no geral, além disso, tivemos a participação de vários atletas disputando as finais em suas modalidades. Esse resultado nos colocou em 2º lugar entre os países das Américas. Resultados importantes em esportes individuais e coletivos, ou seja, nosso esporte universitário foi muito bem representado nestes jogos”, analisou Alim.

Ele também apontou para os desafios que serão colocados para a próxima edição do evento, que acontece daqui a dois anos.

“Temos que nos preparar bem para os próximos Jogos, pois serão muito mais fortes no que diz respeito ao nível técnico. Afinal, estaremos a um ano das Olimpíadas de Los Angeles e muitos países usam os Jogos Mundiais Universitários como preparação e observação para os Jogos Olímpicos”, completou.

Luciano Cabral é vice-presidente da Federação Internacional de Esporte Universitário (Fisu) edestacou com o aumento da qualidade técnica da disputa.

“Cada vez tem ficado mais difícil para as delegações conseguirem bons resultados, isso porque todos os países têm se fortalecido para a disputa dos Jogos. A Fisu tem feito um trabalho de fortalecimento dos Jogos Universitários em todo o planeta. Os cinco continentes estão recebendo estrutura da Fisu para que possam se desenvolver”, destacou.

Ao todo, o Brasil conquistou 12 medalhas, sendo duas de ouro, três de prata e sete de bronze. Confira quais modalidades subiram ao pódio.

Medalhas conquitadas pelo Brasil

2 ouros – 1 no taekwondo, 1 no basquete masculino

3 pratas –  1 no taekwondo, 1 judô, 1 no vôlei masculino

7 bronzes – 2 no taekwondo, 1 na natação, 2 no judô, 1 no atletismo, 1 no vôlei feminino

 



Fonte: Metrópoles

PM de folga reage a assalto e atira em criminoso em SP

Um policial militar de folga reagiu a uma tentativa de assalto e baleou um dos criminosos que o abordaram na Marginal Pinheiros, na quarta-feira...

Vestibular Unicamp 2026: veja como pedir atendimento especializado na prova

As inscrições para o Vestibular Unicamp 2026 começam nesta sexta-feira (1º). Nesta edição, o processo seletivo – um dos mais concorridos no país –...

Vídeo mostra “lagosta-boxeadora” lutando contra turista: “Me deu um boxe”

Um encontro inesperado, no último dia 6 de julho, na praia do Guaraú, em Peruíbe, no litoral de São Paulo, colocou o influenciador Rafael...