Brasil pode pedir 90 dias para negociar tarifa de Trump, diz Apex

O presidente da ApexBrasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos), Jorge Viana, afirmou que o governo brasileiro pode solicitar aos Estados Unidos um prazo de 90 dias para discutir a tarifa de 50% anunciada por Donald Trump sobre produtos brasileiros. A declaração foi dada nesta sexta-feira (11) em entrevista à CNN Brasil.

“Na parte comercial, a gente pode entrar, por exemplo, pedindo 90 dias de prazo para poder discutir e mostrar para eles que a base argumentativa da carta é falsa”, disse Viana, classificando a medida como grave e sem base em interesses reais do comércio bilateral. “Veio por encomenda, para atender um endereço político ideológico”, completou.

Segundo Viana, a decisão de Trump mobilizou diversos setores da economia brasileira. “Está todo mundo muito próximo do próprio governo. Isso é um ganho.”

Ele também relatou que conversou com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) logo após o anúncio, destacando o impacto econômico da decisão. “Surpreende não pelo viés político, mas pelo prejuízo aos negócios.”

Trump justificou a tarifa ao afirmar que Bolsonaro sofre “perseguição” no Brasil e classificou o processo no Supremo Tribunal Federal  (STF) como “vergonha nacional”. A medida foi criticada por analistas e autoridades brasileiras.

A tarifa de 50% supera as taxas aplicadas a outros países e não tem respaldo econômico, segundo a analista da CNN Thais Herédia, já que os EUA têm superávit com o Brasil. Em reação, Lula afirmou que recorrerá à OMC (Organização Mundial do Comércio) e, se necessário, aplicará medidas de reciprocidade.

Para Viana, o presidente brasileiro deve manter a postura firme: “Na parte comercial, o Brasil deve ser pragmático. Já na parte política e de soberania, precisa ter uma resposta dura e firme — e acho que o presidente Lula está dando”.

*Sob supervisão de Fernanda Tavares

Bilionário participa de torneio da ATP e gera polêmica: “Comprou a vaga”

A presença de Bill Ackman, bilionário norte-americano de 59 anos, na chave de duplas do Hall of Fame Open, torneio da ATP realizado em...

Quem são os filhos de Miguel Falabella? Ator adotou crianças de amiga

Embora seja uma figura pública desde os anos 1980, Miguel Falabella mantém sua vida pessoal longe dos holofotes. Entre os fatos menos conhecidos pelo...

Neymar compra réplica de Batmóvel que custou mais de R$ 8 milhões; veja

Apaixonado pelo Batman, Neymar agora tem na garagem um item digno do colecionador mais fissurado pelo super-herói. O atacante do Santos comprou uma réplica do...