Brasil quita R$ 1,3 bilhão em dívidas internacionais

O Brasil pagou R$ 1,3 bilhão a 62 organismos internacionais desde o início do ano até o momento, conforme anunciado pelo Ministério do Planejamento (MPO) e Ministério das Relações Exteriores (MRE).

O país faz parte do grupo de nações que têm as obrigações financeiras junto à Organização das Nações Unidas (ONU) em dia. De acordo com os ministérios, o pagamento reafirma o compromisso brasileiro com o sistema multilateral e com o papel da ONU em um cenário global marcado por adversidades.

O Brasil quitou integralmente a cota da Corporação Financeira Internacional (IFC) do Banco Mundial. De acordo com o MPO, o pagamento contribui para fortalecer a participação do país nas decisões da instituição e para fomentar o financiamento de investimentos privados em linha com a agenda nacional de desenvolvimento.

Além disso, também foram realizados pagamentos da cota ao Banco de Desenvolvimento da América Latina e do Caribe (CAF) e ao Fundo Financeiro para o Desenvolvimento da Bacia do Prata (FONPLATA).

Foram realizados pagamentos aos três componentes do orçamento da organização, com quitação integral das contribuições ao orçamento regular e ao Mecanismo Residual para Tribunais Criminais (IRMCT), além de aportes às missões de paz.

Leia também

Foram quitadas também contribuições a Organização Mundial da Saúde (OMS), a Organização Mundial do Comércio (OMC), o Tribunal Penal Internacional (TPI), a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), a Organização Marítima Internacional (IMO) e a Organização Europeia para Pesquisa Nuclear (CERN).

Ainda, foram quitadas contribuições à Organização dos Estados Americanos (OEA), à Secretaria do Mercosul (SM), à Associação Latino-Americana de Integração (ALADI), à Organização do Tratado de Cooperação Amazônica (OTCA) e à Organização Latino-Americana de Energia (OLADE).

“Os pagamentos reforçam o compromisso do país com o multilateralismo, a integração regional e a cooperação internacional, em áreas como comércio e finanças, saúde, direitos humanos, ciência e tecnologia, meio ambiente e desenvolvimento sustentável”, afirma o comunicado dos ministérios.

No âmbito ambiental, foram honrados compromissos com organismos voltados à preservação e a proteção da biodiversidade, em linha com a preparação do país para sediar a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP 30),  que acontecerá em Belém, no Pará.

“O esforço do governo brasileiro para assegurar a regularidade dos pagamentos, com adequada gestão fiscal desses recursos, reflete o compromisso com a presença ativa do Brasil nos organismos internacionais e com a promoção da paz, da cooperação, do desenvolvimento socioeconômico e da proteção ao meio ambiente em nível global e regional”, afirmam os ministérios.



Fonte: Metrópoles

Cristiano Ronaldo Jr reage após streamer falar que Yamal é melhor que CR7

Em transmissão ao vivo realizada na plataforma “Twitch”, Cristiano Ronaldo Jr, filho do grande craque português, discordou de fala do streamer norte-americano Rakai, que...

Compra de armas dos EUA pela Otan pode ter implicações comerciais, diz professor

A decisão da Otan de adquirir armamentos dos Estados Unidos para enviar à Ucrânia pode ter significativas implicações comerciais, envolvendo um orçamento estimado em...

Eurocopa Feminina comemora recorde de público na fase de grupos

A fase de grupos da Eurocopa Feminina de 2025, encerrada nesse domingo (13), registrou públicos históricos: quase meio milhão de torcedores estiveram nos estádios,...