Brics mira Trump e fala em “sérias preocupações” com escalada protecionista

Os países do Brics vão manifestar “sérias preocupações” com a escalada protecionista e medidas unilaterais de comércio, em uma referência à guerra tarifária deflagrada por Donald Trump, conforme a declaração final dos líderes reunidos no Rio de Janeiro.

“Manifestamos sérias preocupações com o aumento de medidas tarifárias e não tarifárias unilaterais que distorcem o comércio e são inconsistentes com as regras da OMC (Organização Mundial do Comércio)”, diz um trecho da declaração, obtido pela CNN.

Embora não haja menção direta aos Estados Unidos, pessoas envolvidas nas negociações do comunicado afirmam que Trump foi o alvo.

Além disso, há referências ao protecionismo “sob o pretexto de motivos ambientais”, o que remete a medidas tomadas no passado pela União Europeia contra produtos do agronegócio brasileiro.

A Lei Antidesmatamento da UE, que deve entrar em vigência no início de 2026, afeta uma lista de produtos que vão da carne e da soja produzidas no Brasil ao óleo de palma fabricado na Indonésia (recém-incorporada ao Brics).

“A proliferação de medidas restritivas ao comércio, seja na forma de aumento indiscriminado de tarifas e medidas não tarifárias, seja de protecionismo sob o pretexto de objetivos ambientais, ameaça reduzir ainda mais o comércio global, interromper as cadeias de suprimentos globais e introduzir incerteza nas atividades econômicas e comerciais internacionais”, diz outro trecho da declaração.

Cardiologista aponta sintomas que podem indicar problema no coração

O Ministério da Saúde estima que 14 milhões de pessoas apresentam algum problema cardíaco e, pelo menos, 400 mil morrem anualmente. As doenças cardiovasculares...

Otorrino ensina como aliviar a dor e sensação de ouvido tampado

Viagens de avião ou de carro na serra podem causar dor de ouvido e outros incômodos que vão até dores ou pressão na cabeça,...

Vídeo: Neymar reencontra torcedor ilustre do Santos após 13 anos

O Santos divulgou nesta terça-feira (9/12) o reencontro de Neymar com Matheus, torcedor ilustre do Santos após 13 anos. A primeira vez que eles...