Em reunião realizada na tarde desta quinta-feira (31/7), na sede da Federação de Futebol do Distrito Federal (FFDF), foi definido o caminho das equipes no Candangão Sub-17. A competição garante vaga para a Copa do Brasil da categoria.
O campeonato terá início no mesmo dia da Segundinha, 30 de agosto. Ao todo, serão 24 equipes na disputa, o segundo maior número da história. O recorde veio em 2023, quando 25 times disputaram o título.
Leia também
-
Sobradinho vence o Santa Maria na ida da semifinal do Candangão Sub-20
-
Estreia do Candangão Feminino sub-17 é marcada por jogos disputados
-
Candangão Sub-15 conhece primeiros classificados para a próxima fase
-
Brasiliense e Sobradinho vencem e saem na frente no Candangão Sub-20
Formato do campeonato
Os times foram distribuídos em três grupos, cada um com oito equipes. Avançam de fase os cinco primeiros colocados de cada chave e, também, o sexto melhor colocado na tabela geral.
As oitavas de final serão disputadas em jogo único, com vantagem do empate para o time de melhor campanha. Nas quartas de final e na semifinal serão jogos de ida e volta, sem vantagem. Caso o resultado agregado seja igual, a vaga será decidida nos pênaltis. A final será em jogo único.
Votação contra a obrigatoriedade médica
Após definir a não obrigatoriedade de ambulâncias, entrou em votação a possibilidade do mandante disponibilizar equipe médica nos jogos. Em um primeiro momento, os clubes, em maioria, votaram contra por sete votos a cinco.
Depois da pressão de alguns participantes e da FFDF pela maior segurança do campeonato, o representante do Gama mudou o seu voto de negativo para positivo e confirmou a obrigatoriedade dos mandantes custearem médicos para as partidas.
Campos em boas condições
Um tema bastante discutido foram as condições dos gramados em que os jogos serão realizados. Algumas reclamações, como a falta de marcações no campo, de água e de energia foram expostas. Os times cobraram não só que esteja no regulamento, como também nas súmulas pela arbitragem do jogo para que possam ter respaldo nas reclamações.
Um dos exemplos citados ocorreu em um jogo recente do Sub-15. O Ceilândia teria sido prejudicado após o goleiro se confundir com as linhas de campo mal marcadas no CT do Legião.
Também foram sorteados os grupos do campeonato:
Grupo A
Greval
Samambaia
Formosa
Brazlândia
União
Maringá
Planaltina AC
Estrelinha
Grupo B
Canaã
Real
Candango
Riacho City
Galacticos
Gaminha
Cresspom
Legião
Grupo C
Capital
Gama
Penharol/BNT
Ceilândia
Sobradinho
SESP
Luziânia
Ceilandense
Fonte: Metrópoles