Chá anti-inflamatório melhora a digestão e tem efeito cicatrizante

Em casos de pequenas inflamações e irritações na pele, alguns chás podem ser utilizados com alternativas naturais para tratar o problema de dentro para fora. Uma das principais opções nessas situações é o chá de calêndula. Feito a partir das flores Calendula officinalis, a bebida com efeito cicatrizante ainda consegue melhorar a digestão de quem a consome.

Leia também

Composto por flavonoides, carotenoides (betacaroteno e luteína), triterpenos, saponinas e óleos essenciais, o chá de calêndula é uma das melhores escolhas para combater coceiras e vermelhidão na pele. Além de anti-inflamatória e cicatrizante, a infusão possui propriedades antioxidantes e antimicrobianas.

“Os compostos justificam os efeitos terapêuticos do chá de calêndula. Todas essas propriedades podem ajudar tanto internamente quanto externamente”, explica o nutricionista Fernando Castro, que atua em Brasília.

Como a bebida melhora a digestão e ajuda na cicatrização

As propriedades anti-inflamatórias do chá de calêndula têm um papel importante na melhora da digestão, reduzindo desconfortos digestivos, inchaço e a sensação de estufamento após as refeições. Os flavonoides presentes nas flores diminuem a inflamação no trato digestivo, deixando a digestão mais suave e aliviando sintomas como azia e gastrite.

Para auxiliar no processo de cicatrização, as propriedades anti-inflamatórias são acionadas novamente. Através dos flavonoides e triterpenos, a bebida auxilia em casos de irritações na pele, pequenas feridas, assaduras e picadas.

“O chá pode ser usado tanto por via oral quanto topicamente em compressas para auxiliar na cicatrização de feridas, queimaduras leves e dermatites. No entanto, antes de utilizar compressas, é importante consultar um profissional habilitado para esse tipo de prescrição”, ensina o professor de nutrição Leandro Rodrigues da Cunha, da Universidade Católica de Brasília.

Imagem colorida de pessoa tomando chá - Metrópoles O chá de calêndula traz conforto para o sistema digestivo

Benefícios do chá de calêndula

  • Efeito cicatrizante e anti-inflamatório: a bebida acelera a cicatrização de feridas e reduz inflamações na pele e em mucosas, ajudando a tratar queimaduras, assaduras e acne.
  • Ação antimicrobiana: o chá de calêndula auxilia na prevenção e combate de infecções através de suas propriedades antimicrobianas.
  • Ajuda na saúde digestiva: diminui sintomas de problemas digestivos, como gastrite e úlceras estomacais.
  • Proteção da saúde bucal: as substâncias antimicrobianas e anti-inflamatórias presentes nas flores de calêndula ajudam a prevenir a placa bacteriana e manter a saúde bucal.

Mesmo tendo vários benefícios à saúde, o chá de calêndula não é recomendado em qualquer situação: grávidas, lactantes e alérgicos a plantas da mesma família da Calendula officinalis, como camomila, girassol, margarida e arnica, devem evitar o consumo da bebida. Em todos os casos, é recomendado ter acompanhamento profissional antes de colocar o chá na rotina.

Veja como preparar a bebida

Ingredientes

  • 1 colher de sopa de flores secas de calêndula;
  • 200 ml de água fervente.

Modo de preparo

Coloque 1 colher de sopa das flores secas em 200 ml de água fervente (fora do fogo). Tampe e deixe em infusão por 10 minutos. Coe e consuma imediatamente para manter as propriedades.

Siga a editoria de Saúde e Ciência no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto!



Fonte: Metrópoles

Márcia Fu relata golpe milionário que levou após se aposentar no vôlei

Márcia Fu detalhou um golpe milionário que levou logo após se aposentar das quadras. Atualmente com 56 anos, a medalhista olímpica decidiu seguir carreira...

Confira os resultados deste domingo pela Série D do Brasileirão

O Metrópoles transmite pelo YouTube, ao vivo e com imagens, todos os jogos de volta das oitavas de final do Brasileirão Will Bank Série...

Corinthians vence Vasco fora de casa e se distancia da zona da degola

Na continuação da 21ª rodada do Brasileirão, o Vasco recebeu o Corinthians no Estádio São Januário, neste domingo (24/8). O Timão se deu melhor...