O SERINGAL

Chá de hibisco: conheça os benefícios e o modo de preparo ideal

Chá de hibisco: conheça os benefícios e o modo de preparo ideal

O chá de hibisco é muito conhecido pelo efeito diurético. No entanto, os benefícios da bebida não param por aí. A infusão feita a partir das flores de hibisco contém flavonoides e ácidos orgânicos, além de possuir propriedades antioxidantes poderosas que ajudam na saúde do organismo como um todo.

Rico em antioxidantes, o chá de hibisco conta com a presença das vitaminas C, A e do complexo B, que melhoram a digestão, regulam o funcionamento do intestino e reduzem a retenção de líquidos.

Leia também

Embora a bebida tenha se popularizado como uma aliada para a perda de peso, a nutricionista Renata Bressan ressalta que ela não tem efeito direto no emagrecimento.

O chá pode até auxiliar indiretamente, devido ao efeito diurético, mas a melhor receita para reduzir medidas ainda é seguir uma rotina alimentar saudável e praticar exercícios físicos regularmente.

“Até o momento não temos boas evidências de que o chá de hibisco atue em algum mecanismo de queima de gordura”, disse a especialista do Departamento de Nutrição da Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e da Síndrome Metabólica (Abeso) e colaboradora do Grupo de Obesidade e Síndrome Metabólica do HCFMUSP, em entrevista anterior ao Metrópoles.

Benefícios do chá de hibisco

Modo de preparo ideal do chá de hibisco

Ingredientes:

Modo de preparo:

Esquente a água e adicione as flores secas de hibisco antes da fervura completa dela. Deixe em infusão por 5 a 10 minutos. Coe e consuma quente ou frio.

Importante: as flores não podem ser fervidas junto à água, pois o processo pode comprometer os compostos bioativos do chá.

Imagem colorida de mulher bebendo xícara de chá - MetrópolesO chá de hibisco traz diversos benefícios a saúde

 Contraindicações do chá de hibisco

Algumas pessoas devem evitar a bebida. O chá de hibisco não deve ser consumido por gestantes, lactantes ou pessoas com pressão baixa. Mulheres que estão tentando engravidar também devem evitar a infusão, pois ela pode interferir na ovulação.

Para o público que não tem restrições de consumo, recomenda-se a ingestão de uma a duas xícaras do chá por dia para obter seus benefícios, mas a quantidade ideal varia de acordo com o histórico de saúde e composição corporal de cada pessoa. O exagero na bebida pode causar desequilíbrios hidroeletrolíticos devido ao efeito diurético.

“A ingestão prolongada ou em alta concentração do extrato de hibisco pode aumentar os níveis de enzimas hepáticas, levando a danos ao fígado”, alertou a nutricionista Paula Veras Coelho, que atua em Brasília, em entrevista anterior ao Metrópoles.

Siga a editoria de Saúde e Ciência no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto!


Fonte: Metrópoles

Sair da versão mobile